• Matéria: Pedagogia
  • Autor: kacaupersonalizados
  • Perguntado 7 anos atrás

1) Sabe-se que, durante a colonização portuguesa, havia o monopólio do texto como forma de poder. Neste sentido e de acordo com o texto lido, é CORRETO afirmar que: a) A história do livro no Brasil mostra o respeito da corte portuguesa com relação às manifestações literárias dos cidadãos brasileiros, desde a colonização. b) Os portugueses se apropriaram de toda a literatura produzida no Brasil, até mesmo dos romances indianistas que falavam das raízes e dos nativos. c) Além de tentar um domínio ideológico, existia outro domínio imposto pelos portugueses, de ordem mais objetiva e concreta: a imprensa. d) Em 29/10/1810 foi inaugurada a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, com livros vindos de Portugal, cujo acesso era ilimitado tanto para cidadãos portugueses, quanto para brasileiros. e) Mesmo mantendo um controle rígido sobre a produção literária no Brasil, vários romances foram publicados nos 300 anos de controle do texto escrito.

Respostas

respondido por: thaynnaba
16

Olá!

No caso em questão podemos afirmar que a resposta correta é a letra E, qual seja: e) Mesmo mantendo um controle rígido sobre a produção literária no Brasil, vários romances foram publicados nos 300 anos de controle do texto escrito.

O conhecimento sempre foi algo bastante limitado em países colonizado a exemplo do Brasil. Conquanto as coisas tenham melhorado um pouco com a vinda da família real para o Brasil em 1808, o acesso a livros ainda era basante restrito.

Mas isso não impediu que a produção literária no pais acontecesse e tivemos inúmeros livros que forma aqui escritos.

espero ter ajudado!

respondido por: jessicaasouza1988
45

RESPOSTA CORRETA  - C

(Além de tentar um domínio ideológico, existia outro domínio imposto pelos portugueses, de ordem mais objetiva e concreta: a imprensa.)

O Brasil começou a ser colonizado em 1500. Até 1808, toda iniciativa ligada à impressão de textos era proibida pela colônia. Portanto, foram 300 anos de controle do texto escrito para que não se divulgassem opiniões e notícias não desejadas pela corte.

Perguntas similares