Defina pressão osmótica e explique o que acontece quando a célula está em meios isotônicos, hipertônicos e hipotônicos.
Respostas
Quando temos dois meios de concentrações diferentes separados por uma membrana semipermeável, o solvente do meio mais diluído passa pela membrana e vai para o meio mais concentrado. Esse é o fenômeno da osmose. Para impedir que isso ocorra, deve-se aplicar uma pressão sobre o lado mais concentrado, que é a pressão osmótica. Cada fluido ou solução possui uma pressão osmótica diferente e isso interfere na passagem de solvente de um meio para o outro.
Se os glóbulos vermelhos forem colocados em uma solução concentrada de cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha), eles irão murchar, pois o fluxo osmótico será de água de dentro da célula para fora dela. Nesse caso, dizemos que a solução é hipertônica, pois sua concentração é maior do que a da hemácia.
Caso contrário, se colocarmos essas células em soluções muito diluídas, elas irão inchar, correndo o risco de explodirem, pois ocorrerá a passagem de líquido de fora para dentro delas. Visto que a concentração da solução é menor que a da célula, dizemos que ela é hipotônica.
Quando dois meios possuem a mesma concentração de espécies químicas, diz-se que são isotônicos.