Respostas
ocorreu uma ligação iônica(ligação entre metal e ametal)
Os metais, no caso (Na) tende a doar seus elétrons para se tornar estável e os ametais(Cl) a receber, ficando com 8 elétrons na sua camada de valência. Se tornando estável, com configuração de gás nobre.
Figura B:
Ligação covalente (ligação entre ametais)
na ligação covalente não há doação e recepção de elétrons, existe um compartilhamento para que os átomos se tornem estáveis, ficando com 8 elétrons na sua camada de valência( última camada).
a) Ligação iônica
Ocorre entre Cátions (íons positivos) e ânions (íons negativos) em virtude da transferência definitiva de elétrons e atração eletrostática.
Os átomos com menos de 4 elétrons na última camada (metais) preferem doar esses elétrons, ficando positivos (Cátions), com a penúltima camada passando á ser a última, com 8 elétrons, portanto, estável.
b) Ligação Covalente
É a ligação que ocorre entre:
- Ametal + Ametal ou Hidrogênio
- Hidrogênio + Hidrogênio
Ocorre através do compartilhamento de pares de elétrons entre os átomos, de tal forma que os átomos adquiram configuração de gás nobre (Regra do Octeto), sem que ocorra ganho ou perda de elétrons. Ao compartilhar elétrons os átomos formam um composto molecular que pode ser representado por uma fórmula molecular. Na ligação covalente comum cada átomo contribui com um elétron para formar o par. O ametais possuem 4, 5, 6 ou 7 elétrons na última camada e tem tendência em ganhar (receber) elétrons para completar 8 na camada de valência.