• Matéria: Direito
  • Autor: auxi1000
  • Perguntado 8 anos atrás

Pedro Matulo, Delegado de Polícia Titular, durante o desjejum em sua residência e assistindo a um telejornal matinal, toma ciência através da reportagem na TV, que na região da circunscrição de sua delegacia uma senhora foi vítima de um crime de roubo em que lhe foram subtraídos, mediante o emprego de arma de fogo, sua bolsa, seus documentos, uma certa quantia de dinheiro e um aparelho de telefone celular.

Assinale a alternativa que representa a atitude a ser realizada pelo Delegado de Polícia, diante do conhecimento da prática de uma infração penal.

Escolha uma:
a.
Deverá instaurar o inquérito policial após a iniciativa da ofendida, por se tratar de crime de ação penal privada.

b.
Deverá agir de ofício, sem qualquer provocação, por se tratar de crime de ação penal pública incondicionada.

Respostas

respondido por: nhapetatelie
81

Olá, amigo(a)!

O crime de roubo trata-se de uma ação pública incondicionada. Por isso, a Autoridade Policial deverá agir de ofício, ou seja, instaurar o Inquérito Policial independentemente da vontade da vítima ou de sua representação.

Instaurado o Inquérito Policial, serão realizadas diversas diligências para a apuração do crime em tela. Dentre elas, a oitiva da vítima em termo formal, com a realização de reconhecimentos se for o caso, e ainda, coleta de demais provas subjetivas que auxiliem na elucidação do fato.

Espero ter ajudado!

Boa sorte!



michaelnunesaguiar: CORRETO
dethpereira: Deverá agir de ofício, sem qualquer provocação, por se tratar de crime de ação penal pública incondicionada.
respondido por: MariaPaula135
86

Deverá agir de ofício, sem qualquer provocação, por se tratar de crime de ação penal pública incondicionada.


JackelineAlvarenga: Correto !!
Perguntas similares