• Matéria: Biologia
  • Autor: rosaldomenesespcnimp
  • Perguntado 7 anos atrás

Qual diferença entre plantas arbóreas e arbustivas? Justifique

Respostas

respondido por: laisffjesus
2

3.1 Árvores e Seus Efeitos Benéficos

A presença de árvores tem efeitos benéficos sobre o clima, com a transpiração que transporta continuamente água do solo para o ar, mantendo a umidade atmosférica, impedindo a secura extrema do ar. Altera também o regime dos ventos, tornando-os brandos, frescos menos carregados de poeira.

Além disso, as plantas ajudam, a evitar um dos problemas ecológicos mais graves que o mundo enfrentará nos próximos anos, que é o da elevação global da temperatura da Terra, causada pelo excesso de gás carbônico na atmosfera "Efeito Estufa".

Como também a importância da vegetação herbácea, arbustivas, arbóreas e ornamentais, contribui para amenizar o clima embelezar a cidade, atrair pássaros e outros animais, além de absorver o calor e o gás carbônico gerados pelas atividades urbanas (Prefeitura de Londrina, 2000).

3.2. Papel Biológico das Plantas Frutíferas

De acordo com Ivone et al (2007), as plantas frutíferas melhoram o visual, embelezam a propriedade, exibem o seu verde intenso, folhagens, flores e frutos, proporcionam um microclima agradável, e harmonioso. As plantas frutíferas absorvem o excesso de água das chuvas, aumentam a microflora e criam um ambiente saudável, tranqüilo, alegre, contribuindo para melhoria e manutenção da qualidade de vida de seus moradores.

As frutas servem de alimento para passarinhos, estimulam a presença de abelhas, as visitas de borboletas, de inúmeros insetos, das mamangavas e criam um visual lindo e um panorama magnífico para ser usufruído e apreciado.

3.3. Plantas Exóticas; Verdadeiras Ameaças Aos Ecossistemas

Brasileiros.

Segundo Abreu et al (2005), as plantas exóticas, atualmente, invadem ecossistemas em todo o Mundo. Fora de seus ambientes originais e em ambientes perturbados, determinadas espécies não-nativas podem ter estabelecimento e propagação favorecidos, por exemplo, a ausência de inimigos naturais e o fato de que as espécies nativas já devem apresentar mecanismos reguladores de populações, fica evidente o risco representado pelas exóticas.

Além disto, tais plantas podem ameaçar os novos ecossistemas, por exemplo, causando alterações nos recursos disponíveis, introduzindo doenças que atacam as plantas nativas, alterando o estado dos nutrientes do solo, dentre outros impactos.

No início é só uma árvore, um pouco de capim, um caramujo ou um coelho. Aos poucos eles se multiplicam e, de repente, tomam conta do ambiente. Assim, de forma silenciosa e, em alguns casos, devastadora, ocorre à invasão biológica de espécies exóticas, considerada hoje uma das principais causas da extinção das nativas.

Isso ocorre quando animais plantas ou microorganismos de um determinado lugar são levados para outro onde não há predadores para limitar sua população. Sem controle, eles afetam o ambiente, a economia e a saúde do homem (LARA, 2003).

4. MATERIAL E MÉTODO

Este trabalho fora realizado no período de janeiro de 2007 a julho do mesmo, no Sítio Sonho Meu da cidade de Lagoa Seca-PB, por visitas rotineiras. No ato das visitas, foram realizados anotações, no qual registrou o nome vulgar das plantas frutíferas, como também o seu respectivo número encontrado.

A área de estudo constitui-se de duas hectárias. As visitas in loco foram utilizados os seguintes matérias: fichas, cadernetas e máquina fotográfica.

Utilizou-se também literatura especializada para a identificação das espécies e origem.

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Lagoa Seca localiza-se a 129 km da capital João Pessoa e, de acordo com o IBGE (2006), possui uma população de 25.997 habitantes.

Dando continuidade ao nosso estudo em Botânica, que se iniciou em janeiro a julho de 2007, constatou o número de 106 vegetais arbóreos. Além disso, identificamos também as espécies arbustivas, herbáceas que fazem parte da flora do Sítio Sonho Meu.

respondido por: Niianca
1
As arbustivas são pequenas árvores isoladas, ou seja, plantas de porte médio que formam moitas, como, por exemplo as cercas-vivas dos jardins e praças.

As arbóreas são os arbustos, que são de porte pequeno e podem exibir rabos desde junto ao solo.
Perguntas similares