Respostas
Miocárdio é a parte muscular do coração, ela é irrigada por sangue através da artérias coronárias.
O termo "infarto" significa morte ou necrose de um tecido por falta de sangue, e o infarto pode ocorrer em qualquer órgão, não somente no coração.
Portanto, o infarto do miocárdio, é a morte/necrose do tecido muscular do coração devido a falta de sangue. Normalmente ocasionada pela obstrução das artérias coronárias, essa obstrução pode ocorrer por algum problema mecânico, ou mesmo por entupimento dessas artérias no caso de "colesterol ruim".
O tratamento consiste em liberar essas artérias para que elas normalizem o fluxo sanguíneo para o coração, pode ser feito através de medicamentos ou através de cirurgia. Importante ressaltar que o motivo do infarto deve ser avaliado, e se possível erradicado. Exemplo, se um paciente teve um infarto do miocárdio devido a alta taxa de "colesterol ruim" no sangue, ele deve mudar seus hábitos alimentares, a fim de evitar um novo infarto.
Resposta:
O infarto do miocárdio popularmente conhecido como ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.
Tratamento
O mais importante no tratamento do infarto é a desobstrução da artéria entupida. Existem duas formas de realizar esta desobstrução: angioplastia coronária (desobstrução mecânica) ou fibrinolíticos (desobstrução com medicamentos). No primeiro, um cateter-balão é inserido por meio de uma punção arterial (no punho ou virilha) e direcionado até o local do entupimento da artéria.
Esse cateter é inflado para que seja aberta a artéria. Em seguida é colocado um stent (um dispositivo semelhante a uma mola), mantendo a artéria aberta e normalizando a circulação de sangue. Já os fibrinolíticos são medicamentos para dissolução do coágulo. Essa técnica é indicada somente quando não é possível a desobstrução por angioplastia, pois pode causar hemorragias. Além disso, são associados ao tratamento outros medicamentos que tem por objetivo evitar a formação de novos coágulos, prevenir arritmias e controlar o colesterol, além de favorecer a cicatrização da área afetada.
Explicação:
O infarto do miocárdio acontece quando há a obstrução de uma das artérias coronárias que irriga o coração. Essa obstrução ocorre quando há formação de uma placa chamada de ateroma que é formado de gordura. Essa obstrução quando atinge um nível crítico, ou, quando se rompe espontaneamente modificando a coagulação local, formando um coágulo que bloqueia a artéria e diminuiu a circulação de sangue