• Matéria: Filosofia
  • Autor: ll893292
  • Perguntado 8 anos atrás

Faça a leitura do livro X da República de Platão e extraia ao menos 3 fragmentos que fale sobre a arte. Em cada fragmento analise a questão do porque os poetas não são bem vindos.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
1

Olá!

O Livro X da Republica de Platão desenvolve , entre outras coisas, a justificativa da poesia ser banida da cidade. Três  fragmentos do texto são:

  1. Diremos  o mesmo do poeta imitador que introduz um mau governo na  alma de cada indivíduo, lisonjeando o que nela há de irracional,  o que é incapaz de distinguir o maior do menor, que, pelo  contrário, considera os mesmos objetos ora grandes, ora pequenos,  que só produz fantasias e se encontra a uma distância enorme  da verdade.
  2. Sócrates — E se afinno que a nossa cidade foi fundada  da maneira mais correta possível, é, sobretudo, pensando no  nosso regulamento sobre a poesia que o digo.   Glauco — Que regulamento?   Sócrates — O de não admitir em nenhum caso a poesia  imitativa. Parece-me mais do que evidente que seja absolutamente  necessário recusar admiti-lo, agora que estabelecemos  uma distinção clara entre os diversos elementos da alma.
  3. Devemos, assim, considerar agora a tragédia  e Homero, que é o seu pai, visto que ouvimos certas pessoas  dizerem que os poetas trágicos são versados em todas as artes,  em todas as coisas humanas relativas à virtude e ao vício e até  nas coisas divinas. Dizem elas que é necessário que o bom poeta,  se quer criar uma obra bela, conheça os assuntos de que trata,  pois, de outro modo, não será capaz de criar.

O poeta é colocado ao lado do pintor. Ele argumenta que o poeta produz uma experiência duas vezes afastada da realidade:  sua obra, na melhor das hipóteses, é frívola e, na pior, perigosa tanto para a  ciência quanto para a moral. De Homero a Eurípedes, os maiores poetas devem ser excluídos do  sistema educacional da Grécia.

O imitador não tem conhecimentos que valha nada sobre aquilo que imita, mas que a imitação é uma  brincadeira sem seriedade; e os que se abalançam à poesia trágica, em versos épicos, são  todos eles imitadores, quanto se pode ser.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares