• Matéria: Geografia
  • Autor: jonasgabriel2082
  • Perguntado 7 anos atrás

por que sao paulo no século xix, crescia aceleradamente?

Respostas

respondido por: WendyMalato
0
Durante a segunda metade do século XIX, a sociedade brasileira passou por mudanças fundamentais. Iniciou-se a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado, as fazendas de café e outras lavouras brasileiras modernizaram-se, as cidades cresceram e nelas se instalaram as primeiras indústrias.

Durante o período de Império no Brasil (1822-1889), a economia manteve a estrutura agrícola, escravocrata e cíclica herdada do período colonial. O Brasil continuava como fornecedor dos chamados “artigos de sobremesa” (açúcar e cacau) e consumidor dos produtos industrializados importados da Europa. A grande diferença ocorreu com o produto a ser plantado. A produção de açúcar, que já estava em crise desde o século XVIII, foi sendo gradativamente substituída pela produção do café.



O café originário da Arábia foi introduzido em nosso país em 1727 por Francisco de Melo Palheta. As mudas foram trazidas da Guiana Francesa e as primeiras plantações foram feitas no Pará. Após algum tempo, as plantações se espalharam por outras regiões.

A princípio, beber café não fazia parte dos hábitos alimentares da população brasileira. Era muito comum ver o pé de café ser utilizado como planta ornamental nos jardins de algumas casas nas cidades.

Perguntas similares