EXPLIQUE COMO A INVENÇAO DA ESCRITA E DA MOEDA, A LEI ESCRITA E A FUNDAÇAO DA POLIS DURANTE O PERIODO ARCAICO CONTRIBUIRAM PARA O SURGIMENTO DO FILOSOFO
em poucas linhas e resumidamente.
Respostas
O surgimento da escrita na Grécia significou um grande conjunto de conflitos e superações, em que diversas tradições redefiniram-se face às novas condições da vida histórica, do mundo da cidade e da escrita. Por que a necessidade da passagem da fala oral para a escrita? Qual a contribuição da escrita para a Grécia? O que a escrita trouxe de novo à sociedade grega? A esse respeito, o historiador e antropólogo Jean-Pierre Vernant escreveu duas obras: As Origens do Pensamento Grego e Mito e Sociedade na Grécia Antiga. O historiador Eric A. Havelock escreveu uma obra, A Revolução da Escrita na Grécia e suas conseqüências culturais, a partir das quais buscamos apresentar o surgimento das leis escritas na Grécia. Tendo como base as obras já citadas, o presente artigo tem o objetivo de analisar o processo do surgimento das leis escritas na Grécia, assim como identificar as contribuições da escrita na sociedade grega e as consequências deste surgimento.
Surgiam na Mesopotâmia, há aproximadamente quatro milênios, os primeiros “códigos” de leis da humanidade, visualmente as Leis de Eshnunna e o Código de Hammurábi. Seu conteúdo normativo, apesar de traduzir o esforço de tornar autêntica a autoridade real numa tarefa de regulamentar as relações na sociedade, buscando promover o que na cultura de então era considerado “justo”, revela-nos um conjunto de leis e de instituições jurídicas diferentes daquelas que se desenvolverão doze séculos depois na pólis grega.