O homem entra em contato com o mundo de diversas maneiras, dependendo, entre outros elementos, da cultura de que faz parte. Entre os povos tribais, o que predomina é a abordagem mitológica da realidade, com o uso do sobrenatural e do divino nas explicações dadas aos fenômenos que ocorrem em suas vidas. Sobre o mito, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Quanto mais as relações sociais são complexas, com um contato cada vez maior com outros povos e um desenvolvimento da economia, maior é a tendência de se reforçar as interpretações sobrenaturais da realidade.
b. O mito, por seu caráter explicativo da realidade, não pode coexistir com outras abordagens, sendo, portanto, a única, presente nas sociedades tribais.
c. Quando o mito deixa de ser uma forma abrangente de compreender a realidade, há uma crescente secularização do conhecimento, sendo menos mágico e mais racional.
d. Quanto mais a racionalidade se torna elaborada, mais os mitos se fazem presentes em diferentes setores da vida social.
e. O mito é uma forma de explicar a realidade a partir dos fenômenos que ocorrem, buscando suas causas no próprio mundo natural.
Respostas
Creio que seja letra C.
a)As sociedades com menor contato com outros povos, em geral, possuem características mais mitológicas( aborígenes brasileiros ), enquanto as que possuem maior interação são mais racionais( sociedades globalizadas ). :(
b)O mito coexistia com a filosofia, hoje em dia, existem religiões que usam da fé e razão de maneira simultânea. :(
c)Antigamente, o ensino era realmente mais mítico( Grécia Antiga, Brasil colonial), em contrapartida, agora há a forte secularização do conhecimento. :))
d)Pelo contrário. :(
e)A busca das causas é no mundo imaginário e não natural. :(
Foi boaa :)
Resposta:
Na minha opinião a C e a E estão corretas
Explicação:
O mito é uma forma de explicar a realidade a partir dos fenômenos que ocorrem, buscando suas causas no próprio mundo natural.
Quando o mito deixa de ser uma forma abrangente de compreender a realidade, há uma crescente secularização do conhecimento, sendo menos mágico e mais racional