Respostas
No decorrer da história da humanidade, as diferenças existentes no mundo eram vistas como conseqüência de climas, culturas e etnias desiguais. A partir do século 19 , surgiu a consciência de que as desigualdades na distribuição de riquezas acarretaram desigualdades econômicas e sociais entre as pessoas e as regiões do planeta. Surgem então as várias tentativas de classificar e regionalizar os países segundo características comuns e de acordo com interesses econômicos. Uma das clássicas formas de regionalização estão presentes em mapas que retratam os continentes (figura 1), sem estabelecer as interações e interesses capitalistas que implicam em profundas alterações na construção do espaço mundial. Uma outra forma de representar o mundo se baseia em seus aspectos físicos ou naturais, é uma forma , mostrando regiões muito extensas, incapaz de mostrar as diferenciações dessas regiões.
Após a Segunda Guerra Mundial os países ricos capitalistas eram países do primeiro mundo e os países pobres subdesenvolvidos eram países do terceiro mundo, expressão não mais utilizada. O segundo mundo eram os países socialistas .
Países Industrializados
Na década de 1950, muitos países subdesenvolvidos foram chamados de países em desenvolvimento, pois passavam por um processo de industrialização.
Países do Norte (ricos) e Países do Sul (pobres)
A maior parte dos países desenvolvidos encontra-se no hemisfério norte e a maior parte dos países subdesenvolvidos no hemisfério sul, tanto que na década de 1980 surge o conceito de países do norte ou países ricos e países do sul ou países pobres, embora haja países pobres ao norte.
Atualmente essa regionalização pode ser vista por vários critérios como por exemplo , nível de industrialização, nível econômico através do PNB - Produto Nacional Bruto ou a regionalização do mundo em blocos econômicos.
espero ter ajudado ^^