Respostas
- Os seres humanos possuem cerca de 86 bilhões de neurônios (células nervosas) no cérebro.
- Os neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos.
- Os neurônios produzem neurotransmissores, que atuam no processo de transmissão dos impulsos nervosos. Os principais neurotransmissores são: adrenalina, acetilcolina, noradrenalina, serotonina, dopamina e glutamato.
- A transmissão dos impulsos nervosos, entre neurônios ou de neurônios para órgãos efetores (glândulas, músculos) do corpo, ocorre através das sinapses.
- De acordo com pesquisas recentes, os seres humanos perdem neurônios com o passar dos anos. Este dado explica a existência de algumas doenças, ligadas ao sistema nervoso, que estão relacionadas aos idosos. Entre estas doenças estão a Demência Senil, Alzheimer, Parkinson entre outras.
- As principais doenças e distúrbios ligados ao sistema nervoso são: esclerose múltipla, acidente vascular cerebral, Parkinson, Alzheimer, Poliomielite, Depressão, Meningite, Epilepsia e Doença de Huntington.
- A cafeína presente no café, chocolates e alguns tipos de chás é um estimulante do sistema nervoso autônomo.
- O sistema nervoso autônomo é responsável pelo funcionamento de processos do corpo pelo qual não temos controle como, por exemplo, respiração, batimentos do coração, temperatura corporal e circulação sanguínea.
- O Sistema Nervoso Periférico e composto por nervos, gânglios nervosos e órgãos terminais.
- Existem drogas que agem diretamente no sistema nervoso central. Estas são chamadas de “drogas psicotrópicas”. Elas são capazes de causar, nas pessoas que as usam, alterações nos sentimentos, pensamentos e ações.
- A especialidade médica que trata do sistema nervoso é conhecida como Neurologia.
Os seres humanos possuem cerca de 86 bilhões de neurônios (células nervosas) no cérebro.