como o professor poderá mediar o processo de aprendizagem na educação de jovens e adultos? (15 a 20 linhas)
Respostas
respondido por:
2
A Educação de Jovens e Adultos - EJA
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº: 9394/96) voltada para aqueles sujeitos que não concluíram a escolaridade básica ( Ensino Fundamental e Ensino Médio).
A atuação do professor é fundamental para que o aluno da EJA tenha uma formação que ultrapasse os conhecimentos curriculares, a partir de uma concepção de educação permanente e ACT. Para isso, é necessário que haja formação inicial, formação continuada de professores e políticas públicas voltadas especificamente para estas demandas.
A Educação de Jovens e Adultos - EJA - no Brasil representa a possibilidade de escolarização por inúmeras pessoas que por diversas razões (questões econômicas, sociais, familiares, dentre outras) tiveram que interromper ou não puderam frequentar espaços escolares durante a infância e a adolescência.
A Afabetização Científica e Tecnológica na Educação de Jovens e Adultos perpassa a formação para o mercado de trabalho, mas capacita o sujeito para olhar a realidade de tal forma que com suas ações possa transformá-lo ou (re) significá-la, pois a alfabetização implica numa autoformação de que possa resultar uma postura interferente do homem sobre seu contexto.
A concretização da ACT na EJA acontece por meio da mediação do professor na prática educativa, pois o docente é capaz de dinamizar as proposições e ações necessárias para a efetivação daACT, ou seja, são responsáveis em boa medida, pela educação científica de futuros cidadãos de um mundo marcado pela ciência e pela tecnologia.
A formação de professores para a modalidade pautada nos princípios da ACT visa um profissional que consiga mediar as questões curriculares às demandas sociasi, articular a realidade do aluno às atividades de desenvolver a sua escolarização.
Dada a importância desta modalidade de ensino, a formação de professores precisa estar articulada à realidade dos alunos.
A educação continuada é relevante para o professor, porque um profissional atualizado e bem qualificado poderá auxiliar no desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos, por meio de uma educação dinâmica e articulada, possibilitando a participação, interação e que satisfaça as expectativas e necessidades dos alunos.
Deve-se avaliar os alunos de forma continuada, mesmo que se tenha dividido as notas dos Bimestres ou Trimestres anuais, o acompanhamento diário é muito importante, sendo também avaliado o seu conceito / participação na sala de aula, trabalhos: individuais / em equipes; podendo ter também as avaliações: Parciais / Globais, ficando aos critérios de cada professores avaliadores das turmas.
A partir de um novo olhar, é preciso considerar a capacidade do sujeito em estar articuladas aos seus pares e a sociedade, por meio de uma educação que supere a condição escolarizada tradicional e coloque em condição de destaque. Oportunizar o conhecimento científico, tecnológico, cultural, político, econômico e social possibilita que o sujeito que está na EJA torne-se artesão de uma nova caminhada.
Boa sorte em seus estudos, muitos sucessos ...!
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás