Respostas
Olá!
Antes de falarmos do trio do choro, devemos apresentar as características do gênero musical, onde temos instrumentos como:
O bandolim, o cavaquinho, o pandeiro, o violão de sete cordas, o violão comum, o trombone e até mesmo o saxofone.
Partindo deste ponto, a ascensão do chorinho se deu por sera primeira música urbana nascida no Brasil, a partir da virada do século XIX para o século XX.
Agora quanto ao trio do choro, temos, um de grande referência, o "Trio carioca", tendo uma formação com flauta, violão e o cavaquinho, a palavra terno também remete as suas vestimentas, como compositores usavam,
Por fim, podemos citar: Pixinguinha e Ernesto Nazareth como um dos mais influentes do estilo.
Até mais!
A execução do terno de choro tem por característica recorrente o acompanhamento de violão extremamente marcado e sempre pontuado pela farta execução dos baixos; embora o primeiro registro identificado de um violão de sete cordas esteja por vir, a atuação do seis cordas é exatamente a mesma que reconhecemos hoje como típica do acompanhamento do sete cordas: baixos pontuando a harmonia e desempenhando a função de conduzir as partes principais; como ainda não havia nos grupos da época dois violões atuando juntos, era o violão responsável pelos baixos e o cavaquinho cumpria a função de centro da harmonia . O trio de choro tinha por referência e modelo a sonoridade das bandas, e nesse sentido o violão cumpre exatamente o papel de sustentar e conduzir harmonias através do desenho dos baixos buscando reproduzir o enunciado e a função dos graves das bandas. O cavaquinho executa um padrão rítmico quase sempre sem variações e o instrumento solista apesar da oportunidade de enunciar o tema por três vezes o fazia também sem variações.