• Matéria: História
  • Autor: leonardocvitor
  • Perguntado 9 anos atrás

quais são as limitações conceituais do termo pré história?

Respostas

respondido por: ampulheta
182
Olá!

Em termos gerais, a pré-história é entendida como um período anterior à invenção da escrita, sendo, assim, todo o período anterior à Idade Antiga.

O problema com essa definição é que a ideia de que apenas textos escritos podem registrar a história. Veja: fontes arqueológicas muito anteriores à escrita, dão pistas relevantes do que foi o período pré-histórico. Além desses artefatos, pinturas rupestres, por exemplo, também servem para esclarecer sua história.

Ademais, é uma simplificação bastante marcante a ideia de que apenas têm história aqueles que puderam escrever sobre ela.

abraços!
respondido por: vidinharego
59

Pré-história refere-se ao período de tempo antes da civilização e da escrita.

Como pré significa "antes" e a história é o registro de eventos humanos, a pré-história refere-se ao tempo antes de a civilização humana se desenvolver e começar a escrever as coisas.

A grande problemática em relação ao termo é causado pela constatação que havia historia antes da invenção das escrita e de outras formas de comunicação.

O termo Pré-história diminui essas experiencias humanas, pois não as contabilizam como parte da nossa jornada na terra, mas sim com um prefácio para a história.

Muito estudo tem sido feito para entender melhor o período e os cientistas se debruçam em questões como:

Quando a linguagem falada se desenvolveu?

Qual foi a primeira ferramenta?

Como eram as famílias?

Os cientistas estudam fósseis e artefatos para ajudá-los a teorizar sobre a pré-história, porque as pessoas ainda não conseguiam registrar-las nesse período.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/4664036

Grande Abraço

Anexos:
Perguntas similares