• Matéria: História
  • Autor: sahmcarneiro
  • Perguntado 8 anos atrás

Como a Guerra de Peloponeso enfraqueceu as cidades-Estado gregas?

Respostas

respondido por: morango27
18
Em pouco tempo, as tensões sociais promovidas pelo grande número de escravos que ocupavam Esparta e uma posterior derrota contra os persas na Ásia Menor promoveram a ruína desta cidade-Estado. Nesse momento, os atenienses organizaram uma nova liga militar e promoveram a reconstrução de seus muros. Logo em seguida, novos conflitos contra a hegemonia espartana reavivaram as antigas rivalidades instauradas durante a Guerra do Peloponeso.

Enfraquecidos, os espartanos não conseguiram fazer frente aos seus inimigos. Nesses novos confrontos, a cidade-Estado de Tebas foi considerada vitoriosa, principalmente depois de conseguir bater os espartanos na batalha de Leuctras, em 371 a.C.. Depois de tantas guerras, apesar da tentativa de Tebas, nenhuma outra cidade-Estado tinha condições de controlar a Grécia. Foi nesse momento, que o Império Macedônico, em 338 a.C., abateu as últimas forças militares gregas na batalha de Queronéia.

(Pfv se eu ajudei aperte em obrigado ^^)
respondido por: adriano789franklin
0

Resposta:

A guerra do Peloponeso enfraqueceu as cidades-estado da Grécia Antiga porque nesse confronto os gregos guerrearam entre si pelo poder no sul da Península Báltica, o que gerou o enfraquecimento geral das cidades

ESPERO TER AJUDADO

POR FAVOR COLOCA O MEU DE MELHOR RESPOSTA

Explicação:

Perguntas similares