• Matéria: História
  • Autor: BiiaCoosta7921
  • Perguntado 8 anos atrás

levando em conta o contexto do processo revolucionário francês iniciado em 1789,interprete a afirmação:"diverdos napoleoes permanecem flutuando entre a antiga ordem e a nova ordem -ou entre os valores de antes e depois da revolucao francesa".

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
225

Toda revolução é uma luta pelo "futuro" de uma organização social, de modo que os principais personagens disputam entre si o papel de serem os "protagonistas" da construção da nova sociedade.

Napoleão acabou saindo vitorioso e sendo o cidadão que teve a maior influência sobre o desenrolar do processo, mas assim como Napoleão outros políticos, como Robespierre e Marat também lutaram para que fossem "os napoleões" (os líderes) do movimento revolucionário e terem o poder de instaurar uma ordem social de acordo com os seus próprios valores e crenças pessoais.

respondido por: sabrinavitoria6833
0

Resposta:

Revolução Francesa, ciclo revolucionário que aconteceu entre 1789 e 1799, foi responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia e pelo término do Antigo Regime.

A Revolução Francesa é o nome dado ao ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 que marcou o fim do absolutismo nesse país. Essa revolução, além de seu caráter burguês, teve uma grande participação popular e atingiu um alto grau de radicalismo, uma vez que a situação do povo francês era precária em virtude da crise que o país enfrentava.

A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade, porque inaugurou um processo que levou à universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa revolução também abriu caminho para a consolidação de um sistema republicano pautado pela representatividade popular, hoje chamado de democracia representativa. A Revolução Francesa só foi possível graças à popularização dos ideais do Iluminismo.

Perguntas similares