• Matéria: Saúde
  • Autor: lisouvi84
  • Perguntado 8 anos atrás

A partir da divulgação do relatório do Institute of Medicine (IOM) To Err is Human o tema segurança do paciente ganhou relevância. Esse relatório se baseou em duas pesquisas de avaliação da incidência de eventos adversos (EAs) em revisões retrospectivas de prontuários, realizadas em hospitais de Nova York, Utah e Colorado. Nessas pesquisas, o termo evento adverso foi definido como dano causado pelo cuidado à saúde e não pela doença de base, que prolongou o tempo de permanência do paciente ou resultou em uma incapacidade presente no momento da alta. Agora responda: a garantia da qualidade e da segurança na assistência à saúde, envolve: Assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. Prevê o acolhimento porém, não prevê o atendimento. Entretanto, em alguns casos específicos e fora da regra, alguns pacientes necessitam de atendimento, e nestes casos, as exceções são abertas, de acordo com a necessidade de cada paciente e da gravidade de seu caso. Vale ressaltar que as eventuais falhas que possam ocorrer, o médico e o enfermeiro não se responsabilizam , pois estes procedimentos devem ser de conhecimento e entendimento do paciente. b. O atendimento do paciente desde o acolhimento na recepção até a alta, passando inicialmente pela identificação do mesmo, e com a finalidade de prevenir as possíveis situações de risco presentes nas diversas fases e procedimentos que serão realizados, sendo que, as falhas no processo identificação pode acarretar em outros erros, como na administração de medicamentos, erro de diagnóstico médico decorrente da troca de exames, entre outros. c. A necessidade de insegurança do paciente e os riscos que o mesmo pode alcançar, tendo em vista que seu cuidado e zelo depende única e exclusivamente dele. Segurança, mesmo sendo abrangente, a sua criticidade deve ocorrer somente em determinados setores. d. Prevê o atendimento porém, não prevê o acolhimento, visto que este papel é dos cuidadores, dos médicos responsáveis e do pessoal cuja função está pré-determinada em organogramas internos. Vale ressaltar que as eventuais falhas que possam ocorrer, o médico e o enfermeiro não se responsabilizam , pois estes procedimentos devem ser de conhecimento e entendimento do paciente. e. O atendimento do paciente desde o acolhimento na recepção até a alta, passando inicialmente pela postergação do mesmo, e com a finalidade de resumir as possíveis situações de risco presentes nas diversas fases e procedimentos que serão realizados, pois o diagnóstico não é de responsabilidade do enfermeiro, e sim, dos médicos que o atendem.

Respostas

respondido por: stefaniesser
54

Resposta correta: O atendimento do paciente desde o acolhimento na recepção até  a alta, passando inicialmente pela identificação do mesmo, e com a finalidade de prevenir as possíveis situações de risco presentes nas diversas fases e procedimentos que serão realizados, sendo que, as falhas no processo identificação pode acarretar em outros erros, como na administração de medicamentos, erro de diagnóstico médico decorrente  da  troca  de exames,  entre  outros.


eelypm: correto
respondido por: sniaengefer
8

Resposta:

O atendimento do paciente desde o acolhimento na recepção até  a alta, passando inicialmente pela identificação do mesmo, e com a finalidade de prevenir as possíveis situações de risco presentes nas diversas fases e procedimentos que serão realizados, sendo que, as falhas no processo identificação pode acarretar em outros erros, como na administração de medicamentos, erro de diagnóstico médico decorrente  da  troca  de exames,  entre  outros.

CORRIGIDO AVA

Perguntas similares