• Matéria: Biologia
  • Autor: angelicasilva22
  • Perguntado 8 anos atrás

Todas as células normais passam pelo ciclo celular de forma regulada. De acordo com a sinalização interna da própria célula e do ambiente externo há modulação para continuidade da divisão celular ou não. Assim, fica assegurada a divisão em condições favoráveis, evitando desperdício de energia por exemplo. Com intuito de assegurar a regulação do ciclo celular existem os chamados pontos de checagem para que a célula possa verificar se as condições ainda são favoráves para a continuidade do processo de divisão. Dentre os vários pontos de checagem existem três mais relevantes para a célula: um na transição de G1 para fase S; outro na transição de G2 para fase M eo ponto de checagem do fuso quando há transição da metáfase para anáfase. Dentre os fatores reguladores deste ciclo estão as ciclinas que desencadeiam a ativação de enzimas Cdk (quinases dependentes de ciclinas). A presença de fatores de crescimento aumentam a atividade das quinases e ciclinas, já danos na célula e/ou em seu DNA reduzem ou bloqueiam a atividades destes fatores.

O texto destaca os pontos de checagem da célula e os fatores envolvidos neste processo durante o ciclo celular. Refletindo sobre a importância destas etapas para decisão de uma célula em dar continuidade ou não ao ciclo, assinale:


Escolha uma:
a.
Quando em G0 (indefinidamente em intérfase) a célula já passou pelos estágios de checagem do Gap 1 e Gap 2, e está pronta para a fase S onde ocorre a duplicação de organelas e centrômeros.

b.
O ponto de checagem do fuso ou checagem M verifica se os cromossomos estão em seus devidos lugares porém a presença de cromossomos tardios ou retardatários não modifica o prosseguimento do ciclo.

c.
A detecção de danos irreparáveis no DNA em G2 inviabiliza a organização na placa equatorial metafásica. Na metáfase os cromossomos estão em seu estado máximo de compactação.

d.
Os aspectos verificados em G2 consistem do tamanho da célula,o aporte nutricional, a presença de sinais moleculares (por exemplo, fatores de crescimento emitidos pelas células circunvizinhas) e a integridade do DNA.

e.
Quando a checagem ocorre em G1 a célula define se vai dividir ou não. Passando para a fase S a célula se compromete com sua divisão dando seguimento até a produção das células filhas, salvo se ocorrerem problemas inesperados nas fases subsequentes.


macedo93: qual a resposta

Respostas

respondido por: milenabozoky
20

Quando a checagem ocorre em G1 a célula define se vai dividir ou não. Passando para a fase S a célula se compromete com sua divisão dando seguimento até a produção das células filhas, salvo se ocorrerem problemas inesperados nas fases subsequentes.

respondido por: viniciusrm19
9

Olá!

A resposta correta é e. Quando a checagem ocorre em G1 a célula define se vai dividir ou não. Passando para a fase S a célula se compromete com sua divisão dando seguimento até a produção das células filhas, salvo se ocorrerem problemas inesperados nas fases subsequentes.

Durante o ponto de checagem em G1, a célula irá definir se haverá ou não a divisão celular.

Os fatores que podem impedir que a célula duplique seu DNA na fase S, como danos ao DNA ou erros de replicação, são os únicos que podem levar a uma parada obrigatória para reparos.

Se não houver nenhum tipo de erro, a célula encontra-se apta para o prosseguimento das etapas.

Perguntas similares