Respostas
Não!
Os músculos recebem mensagens do sistema nervoso. São essas mensagens que fazem os músculos se contraírem e provocar vários tipos de movimento no corpo.
O conjunto de músculos do nosso corpo forma o sistema muscular.
Tipos de músculos:
Músculo não-estriado ou liso - é encontrado em vários órgãos internos. Entre outras funções, ele ajuda a impulsionar o alimento ao longo do esôfago, estômago e intestino; regular a entrada de ar nos brônquios; controlar o fluxo do sangue pelas artérias; esvaziar a bexiga urinária.
É também muito importante num ato fundamental da vida: as contrações do útero, que auxiliam a criança a nascer.
Músculo estriado cardíaco - é encontrado nas paredes do coração e sua contração impulsiona o sangue pelo organismo.
Tanto o músculo não-estriado quanto o estriado cardíaco são músculos involuntários. Isso significa que não podemos controlar sua contração: ela ocorre sempre independentemente de nossa vontade.
Músculo estriado esquelético - é um músculo voluntário. Podemos conscientemente controlar sua contração. É isso que fazemos quando, por exemplo, decidimos dobrar ou esticar o braço.
Os músculos estriados esqueléticos são encontrados principalmente presos aos ossos, mas há os que estão ligados também à pele, como os mais de trinta músculos do rosto. Esses músculos atuam quando sorrimos, piscamos, franzimos a testa, enfim, quando realizamos todas as nossas expressões fisionômicas.
Outro músculo voluntário é o da língua, importante na alimentação e na fala. E há também músculos presos ao globo ocular, responsáveis pelo movimento dos olhos.
Há cerca de 640 músculos em nosso corpo, com uma grande variedade de tamanhos e formas. Eles estão situados por baixo da pele.
COMO OS MÚSCULOS FUNCIONAM
Os ossos funcionam como alavancas que facilitam os movimentos do corpo. No caso do braço, por exemplo, o úmero serve de ponto de apoio para os ossos do antebraço, enquanto determinados músculos exercem uma força que levanta um peso nas mãos.
Muitos músculos trabalham aos pares: quando um músculo se contrai, o outro relaxa, e vice-versa. Dizemos, nesse caso, que há um antagonismo entre os músculos.
Os músculos estão conectados ao osso por meio de tendões, os quais são formados por um tecido conjuntivo com muitas fibras e, por isso, muito resistente.
Cada músculo é formado por muitas células alongadas, chamadas miócitos (fibras musculares). E cada célula possui em seu interior centenas de fios de proteínas, as miofibrilas. Cada célula é, portanto, um "pacote" de miofibrilas. São as miofibrilas que se contraem e fazem o músculo diminuir de comprimento.
Exercícios de musculação, que exigem esforço muscular intenso para mover pesos ou vencer resistências, aumentam o número de miofibrilas dentre de cada célula muscular, tornando o músculo mais forte e volumoso. Quanto mais miofibrilas, maior é a força de contração.