• Matéria: Português
  • Autor: Anamaratriz
  • Perguntado 8 anos atrás

Redação subordinada de algum lugar do mundo por favor é pra amanhã

Respostas

respondido por: diohaneferp97ncm
0

O gráfico acima saiu na Folha de hoje (19/6/14). A legenda vermelha diz que são países membros da “comunidade de ex-colônias do Reino Unido”.

Na verdade, são monarquias cujo o rei é o rei da Inglaterra.

Há alguns detalhes interessantes aqui:

O primeiro é que a comunidade (Commonwealth) não é formada por ex-colônias. EUA, por exemplo, foram colônia da Inglaterra mas não fazem parte do Commonwealth, e Moçambique nunca foi colônia inglesa mas faz parte da comunidade. A comunidade é basicamente um grupo de 54 países que dividem alguns ideais de democracia, sociedade e governo. Algo como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas mais coesa.  

O segundo é que nem toda ex-colônia inglesa tem o monarca inglês como chefe de Estado. Além dos quatro países do Reino Unido, a rainha inglesa é chefe de estado de outros 15 países. Não porque esses países tenham qualquer conexão entre si. Apenas porque cada um desses países resolveu permanecer com a rainha inglesa como sua chefe de governo depois de obterem suas respectivas independências.

Por fim, as colônias não eram do Reino Unido, mas da Inglaterra. A Inglaterra é um dos quatro países que formam o Reino Unido, juntamente com País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte (já a união dos três primeiros - ou seja, os três que estão na mesma ilha - é chamada de Grã-Bretanha). Mas a Irlanda do Norte foi anexada apenas no século 20, e a Escócia apenas no século 18. O império inglês nasceu bem antes do Reino Unido.


Perguntas similares