Vimos nessa situação geradora de aprendizagem, a importância de um atendimento multiprofissional para melhora do prognóstico e tratamento dos pacientes. Para complementar seu aprendizado, conheça a equipe Saúde da Família (eSF) da sua região (realize uma visita a uma Unidade Básica de Saúde da sua região e/ou faça uma pesquisa) e discuta com sua equipe sobre como as eSF são organizadas, de acordo com a necessidade de cada região. Após essa discussão, descreva como é realizada a visita domiciliar e quais parâmetros são utilizados para definir quais serão os pacientes visitados nessa estratégia.
Respostas
Olá, amigo(a)!
As visitas domiciliares são realizadas geralmente por um ou dois profissionais, que procuram praticar esse instrumento de intervenção fundamental da estratégia de Saúde da Família de forma a conhecer as condições de vida das famílias e suas necessidades.
Não é realizado somente o cadastramento: também são identificados os integrantes da família, características sociais (condições de vida e trabalho) e epidemiológicas, além de seus problemas de saúde, histórico de doenças e vulnerabilidade aos agravos de saúde.
Nem toda ida a um domicílio é considerada uma visita domiciliar. Para isso, tal atividade deve englobar um conjunto de ações sistematizadas que se iniciam antes e prosseguem mesmo após a saída dos profissionais da residência.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!