Respostas
A Terra sem Males: Mito guarani
Das Crianças Ikpeng para o Mundo Marangmotxíngmo Mïrang
A Terra dos Mil Povos: História indígena do Brasil contada por um índio
Câmera na Mão, o Guarani no Coração
Kurumi Guaré no Coração da Amazônia
Wamrêmé Za’ra: Nossa palavra – Mito e história do povo xavante, de Sereburã
Sepé Tiaraju: Romance dos Sete Povos das Missões
O Karaíba: Uma história do pré-Brasil
Amazonas: Pátria da água = Water Heartland
Maíra
encontrei essas,espero que ajude.
A literatura indigenista tinha como objetivo forjar a nacionalidade brasileira. O indígena foi escolhido como símbolo da nacionalidade do país. Uma das obras de maior destaque do gênero indigenista foi "O Guarani" de José de Alencar.
Literatura Indigenista
Esse gênero surgiu no século XIX e tem como figura central da narrativa o indígena. Era um estilo do movimento do romantismo no Brasil e tinha como objetivo despertar um sentimento nacionalista nos leitores das obras.
Os indígenas e as florestas são representados como símbolo nacional. Esse movimento fez parte do contexto do Segundo Reinado, na tentativa de construção de uma identidade brasileira.
É importante destacar que não eram obras escritas por indígenas e acerca sua cultura. Eram obras escritas por romantistas brasileiros que com incentivo do imperador, produziram essas obras para criar um sentimento de nacionalismo no povo.
O indígena foi escolhido como símbolo nacional e herói, em detrimento do negro, que não tinha valorização alguma naquela sociedade. Além disso, essa visão entra em paradoxo com a exclusão dos indígenas da sociedade, mas devemos levar em conta a intenção de criar uma identidade nacional.
Características do movimento indigenista: idealização da natureza, indígena como herói nacional, presença da moral burguesa, amor idealizado, discurso de harmonia entre colonizador e colonizado, enaltecimento da miscigenação, entre outros.
Leia sobre os gêneros do romance indigenista e idealista: https://brainly.com.br/tarefa/33950857
#SPJ2