Respostas
Primeiramente a pessoa deixa de ouvir determinados sons e as palavras parecem ser pronunciadas de modo muito suave, os sons se tornam confusos e indistintos como se fossem de criança ou de voz femina.
Na medida que a audição vai piorando, é natural aumentar o som da tv e pedir as pessoas para repetirem o que que foi dito anteriormente. Aos poucos e lentamente a pessoa vai sentindo-se frustrada e passa a evitar situações embaraçosas como conversa em grupo em que venha a se sentir colocada de lado, reunião com colegas e familiares. A frustração vai piorando, chegando a causar amargura e solidão.
Essa situação é conhecida por muitos de nós, provavelmente por experiência vivenciada por nós mesmos ou até mesmo através dos nossos pais, avós ou outros familiares e amigos. Mas a grande novidade é que há tratamento para esse tipo de enfermidade e graças ao constante avanço da tecnologia esses problemas auditivos podem ser minimizados.
Hoje em dia é possível adaptar-se a um aparelho auditivo voltado para necessidades e exigências pessoais, levando em consideração ambiente do dia-a dia e tipo de aparelho.