Consiste em elaborar um texto sobre a educação no Brasil-Colônia (1500 a 1822) Como fazer?
Veja a imagem, assista ao vídeo, leia as aulas, reflita e escreva um texto de aproximadamente de 10 a 15 linhas, destacando:
Como fica a educação no Brasil após 1549? Que tipo de educação se instala ?
A educação era destinada a todos ? Quais os interesses estavam envolta da questão educacional? Ainda percebemos influências do modelo educacional colonial em alguns aspectos na atualidade?
Respostas
Em 1549 chegam ao Brasil os primeiros jesuítas que, com a autoridade da Coroa, tem a "missão" de "civilizar" os povos nativos e educar os filhos da aristocracia brasileira. Como são, sobretudo, uma ordem religiosa, o modelo de educação que instalam no Brasil é bastante conservador e reflete a religiosidade deles, além de ser eurocêntrico e desrespeitar, em certo sentido, os povos nativos em sua "educação".
Este projeto era especialmente interessante para Portugal para "facilitar" o processo de colonização, pois, educado, o índio deixava de ser um "selvagem inimigo" e se tornava mão-de-obra barata na colônia e auxiliar no processo de interiorização colonial.
Até hoje é possível ver alguns indícios da educação jesuítica no Brasil, como o apego aos modelos tradicionalistas, a tradição popular baseada no catolicismo e a existência, até hoje, de colégios de elite que foram fundados ou que tem relação com a educação jesuítica.