Respostas
A Ilha de Cuba passou por algumas mudanças em sua divisão territorial no ano de 2010. O Parlamento de Cuba aprovou uma reforma da divisão administrativa do país.
Antes da reforma, Cuba tinha 14 províncias, agora a ilha tem 15 províncias, ou estados. Essa alteração resultou na modificação da lei da divisão político-administrativa de Cuba, que era seguida no país desde 1976.
Agora, a província de Havana foi dividida em duas novas regiões: Artemisa e Mayabeque. Com isso, Cuba fica agora dividida em 15 províncias e 168 municípios.
A mudança também levou a localidade de Varadero, na província de Matanzas, a ser incorporada à região de Cárdenas. A península de Hicacos, onde ficam as instalações hoteleiras destinadas ao turismo na ilha, continua em Varadero.
A reforma administrativa em Cuba tem o objetivo de conseguir uma organização territorial mais racional e funcional para o país. As duas novas províncias, Artemisa e Mayabeque, foram reconhecidas oficialmente no dia 1° de janeiro de 2011.
As medidas aprovadas em Cuba resultaram num novo modelo socioeconômico para o país, como uma maior abertura econômica e geração de renda.