• Matéria: História
  • Autor: tiago7415
  • Perguntado 8 anos atrás

uma das mudanças que mais efetivamente marcou a passagem da idade média para a moderna, foi a reforma protestante, suas motivações até a reação da igreja católica

Respostas

respondido por: LeeooFtw
2

RESUMO (Sei que quase ninguém gosta de escrever muito XD)

Motivações (Causas):

Religiosas: Com a imprensa, o número de exemplares da bíblia disponíveis aos estudiosos aumentou, juntamente com a vontade mais pessoal de "entender as verdades divinas".

Sócio-Econômicas: A concepção teológica da Igreja católica estava adaptada ao sistema feudal(economia fechada e auto-suficiência dos feudos). Com o início dos tempos modernos desenvolveu-se a expansão marítima e comercial, e dentro desse novo contexto a moral econômica da Igreja começou a entrar em choque com a atividade da grande burguesia.

Políticas:

A Igreja católica, falando latim, apresentava-se como instituição de caráter universal, sendo um fator de unidade do mundo cristão. Essas noções, no entanto, perdiam força, na medida em que os sentimentos nacionais desenvolviam-se com grande vigor.

Reação da igreja católica:

Diante dos movimentos protestantes, a reação inicial e imediata da Igreja Católica foi a de punir os líderes rebeldes, na esperança de que as idéias dos reformadores não se propagassem e o mundo cristão recuperasse a unidade perdida. Essa tática, entretanto, não deu bons resultados, já que o movimento protestante avançou pela Europa, conquistando crescente número de seguidores. Era forçoso, assim, reconhecer a ruptura protestante.

Perguntas similares