• Matéria: Sociologia
  • Autor: XHambúrguer
  • Perguntado 7 anos atrás

4)Nos últimos anos estamos vendo um aumento dos movimentos de direita no mundo e com ele análises pouco factíveis e verídicas propagadas em redes sociais. Uma destas análises equivocadas e que somente contribuem com a exclusão social, xenofobia, racismo e preconceito está relacionada aos Direitos Humanos. Para alguns os Direitos Humanos supostamente seriam direitos que defenderiam "bandidos". Na verdade, os Direitos Humanos significam a adoção dos princípios da Carta da ONU, além da Declaração Universal dos Direitos do Homem, entre outros instrumentos internacionais. Desde 1945 temos vivido um período de reconhecimento da sua universalidade e inclusividade, sendo, também, um período de reivindicações dos povos no sentido de exercerem o direito à autodeterminação como um direito dos povos e do homem ("Gênese, evolução e universalidade dos direitos humanos frente à diversidade de culturas", por ETIENNE-RICHARD MBAYA (Estud. av. vol.11 no.30 São Paulo May/Aug. 1997). Assim sendo, os Direitos Humanos significam: Alternativas: • a)A liberdade dos privilegiados e dos indivíduos que possuem condições de luta por capital no capitalismo contemporâneo; • b)A democratização, a descolonização, a emancipação, a luta contra o racismo e todas as formas de discriminação racial; • c)O direito à existência, à vida, à integridade física e moral dos povos de origem africana e indígena pela não-discriminação, em particular a racial; • d)A defesa dos desfavorecidos, maioria da humanidade que possui aspirações que se traduzem por um desejo de mudança; • e)Direitos relativos às reivindicações que fazem parte dos movimentos de libertação com vistas a substituir sistemas e práticas de opressão e exploração.

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
1

Os Direitos Humanos, que como o texto afirma foram estabelecidos na década de 1940, são uma tentativa de garantir a proteção da dignidade humana básica de todas as pessoas do mundo, independente de de onde são ou quais são as suas crenças.

Como são gerais, não são limitados a este ou aquele grupo étnico ou racial, mas a todos os grupos, sendo o fruto de lutas pelo respeito às pessoas e como uma forma de substituir sistemas excludentes e opressores.

Alternativa E.

Perguntas similares