A palavra política é de origem grega: ta politika, proveniente de polis. Polis é a cidade entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos homens nascidos no solo da cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis: a isonomia, isto é, a igualdade perante a lei, e a isegoria, isto é, o direito de expor e discutir (numa relação de igualdade) opiniões sobre ações que a cidade deve ou não realizar.
Respostas
O restante da pergunta:
Sobre o exposto, assinale o que for correto.
01) No auge da democracia ateniense, no governo de Péricles, os princípios de isonomia e de isegoria eram condições para o exercício de uma prática política isenta de violência na esfera pública.
02) No Brasil, no ano de 1968, o governo militar, que, por meio do golpe de Estado de 1964, havia tomado o poder, decreta o Ato Institucional nº 5 (AI – 5), que caça os direitos civis, entre eles, o de isegoria, caracterizando a instauração de um regime político autoritário.
04) Na União Soviética, o ideal socialista de isonomia e de isegoria, que deveria realizar-se por meio dos sovietes (conselhos de fábrica), foi destruído quando o partido bolchevique constituiu-se como partido único e proibiu qualquer oposição, eliminando, inclusive, a liberdade de imprensa e de expressão.
08) Jürgen Habermas, ao defender, na sua teoria da ação comunicativa, que na relação dialógica entre dois interlocutores deve prevalecer o melhor argumento, invalida o princípio de isegoria.
16) Na República de Platão, os sofistas Trasímaco e Calicles defendem que o princípio de isegoria deve fundamentar-se na lei do mais forte.
A resposta:
1 é verdadeira, pois, na época de Péricles, tanto se podia expor as suas opiniões quanto havia igualdade (somente entre os cidadãos) perante a lei, de modo que a política poderia se desenvolver de acordo com aquilo que era melhor.
2 é verdadeira, pois ao caçar o direito de livre organização política e de expressão a Ditadura impediu que as pessoas se expressassem livremente, acabando com a isegoria.
4 é verdadeira, pois, ao promover-se como Partido Único e fortalecer os órgãos de censura o Partido Bolchevique efetivamente destruiu a isegoria.
8 é falsa, pois isto não impede que os dois falem (apenas diz que aquilo que for visto como melhor deve ser cumprido).
16 é falsa, pois se assim o fosse não poderia haver isegoria - ela se fundamenta na crença de que todos podem se expressar.