Qual trabalho especializado pode contribuir para a diminuição das dificuldades apresentadas na espontaneidade do brincar?
Respostas
Olá!
O jogo e as brincadeiras são atividades, além de prazerosas, necessárias para o desenvolvimento cognitivo (intelectual) e afetivo (emocional) da criança. A brincadeira espontânea e livre favorece a criatividade da criança e estimula sua maturação.
A criança que não brinca é uma criança doente, de corpo e espírito. Diversas situações no entorno social o familiar, deixa o indivíduo entregue apenas a preocupação com dos problemas tornando o jogo difícil ou mesmo impossível, o que faz a personalidade murchar.
Por isso é importante incentivar a criatividade da criança, aumentar o tempo para que eles brinquem livremente e a sua vez eles aprendam com isso, aplicando por exemplo em uma primeira etapa jogos funcionais, de ação, de sensações e movimento.
O jogo espontâneo é cheio de significado porque surge por causa de processos internos. Para conhecer as crianças - seu mundo consciente e inconsciente, é necessario observá-los, para descubrir suas preocupações, seus medos, essas necessidades e desejos que eles não podem expressar com palavras e que encontram seu caminho através do jogo.