Respostas
desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua
No ambiente de trabalho há diversos riscos que podem prejudicar o desenvolvimento e o bem-estar do trabalhador. Os riscos originados em um processo produtivo podem ser: risco ambiental, que se dá em função de sua natureza pelo tempo de exposição; risco físico, exibição do indivíduo a altas ou baixas temperaturas, ruídos e vibrações, entre outros fatores; risco químico, provem da contaminação por uma substância tóxica para o organismo humano; risco biológico, que surge do contato de determinados microrganismos e animais peçonhentos; risco de acidente, exposição do trabalhador as diversas situações do ambiente e por fim, o risco ergonômico, relacionado a realização de tarefas inadequadas em circunstâncias impróprias. A ergonomia será um dos principais pontos estudados a seguir.
A Palavra ergonomia tem sua origem muito recente, ela foi cunhada no ano de 1949, formada do grego ERGON, “trabalho”, mais NOMOS, “ordenamento, lei, regra”. Apesar do conceito de ergonomia ser recente, ela já havia sido citada no ano de 1857, pelo polonês W. JASTRZEBOWSKI, que publicou um artigo intitulado “Ensaio da ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência da natureza”. Os primeiros estudos sobre o homem em seu posto de trabalho foram realizados por engenheiros e médicos do trabalho. (Prof. Marcio Cesar Vidal, Dr, Ing).
As atividades do dia a dia e os métodos de trabalho devem estar em sintonia com as características de cada trabalhador, desse modo, Dul e Werdmeester (2004, p.1) dizem que ergonomia é a reunião das leis que regem o trabalho, é uma ciência multidisciplinar (psicologia, fisiologia, biomecânica), que estuda as características com a finalidade de adaptar as tarefas e as ferramentas de trabalho as capacidades e necessidades.
Segundo a Associação Internacional de Ergonomia (2015), temos três principais tipos: física, cognitiva e organizacional. A ergonomia Física, está relacionada às características humanas, as respostas do corpo humano, a carga física e psicológica, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas, as quais estão interligados diretamente com a atividade física. Algumas doenças tem ligação direta com a ergonomia física, como a LER (conjunto de doenças que atinge principalmente os membros superiores, causando inflamações, irritação dos nervos e tendões) e a DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho). A diferença entre essas duas doenças, é que a primeira é causada por esforço repetitivo, enquanto a outra é o nome dado as doenças causadas pelo trabalho.
As possíveis causas das lesões por esforços repetitivos podem estar ligadas aos postos de trabalho impróprios, por posturas inadequadas e desfavoráveis as articulações, repetição de um mesmo padrão de movimentos, ritmo intenso de trabalho, pressão do chefe sobre o empregado e ainda falta de orientação do profissional de segurança no trabalho ou da medicina do trabalho. (ABERGO-associação brasileira de ergonomia).
Já a ergonomia Cognitiva, está relacionada aos processos mentais, memória e percepção que afetam o seu desempenho nas relações entre humanos, tópicos relevantes incluem a carga mental de trabalho e a pressão nas tomadas de decisão. Por fim, tem-se a ergonomia Organizacional, a qual está relacionada com a otimização dos sistemas sociotécnicos, políticos, processos, trabalhos em turnos, programação e satisfação no trabalho, ética profissional, trabalho em equipe e com a estrutura organizacional (ABERGO-associação brasileira de ergonomia). Espero ter ajudado.