Respostas
Olá,
Aristóteles investigando a estrutura dos seres vivos, diferencio seres animados, inclusive o homem, dos inanimados, através do princípio vital: a alma. Mais ainda, é a função sensitiva da alma (intelecto ativo) que nos diferencia do mundo natural (intelecto passivo).
1. As faculdades do corpo, que pertencem aos seres animados e que regem as atividades do corpo e que independem da interferência da alma: visão, audição, olfato, paladar e tato.
2. as faculdades da alma, somente pertencente ao homem: intelecto, sentimento e vontade. O intelecto, a parte que busca conhecimento, que pensa, que raciocina, inclui três manifestações: imaginação, memória e razão. Imaginamos, retemos impressões e julgamos. O sentimento, nos torna sensíveis aos acontecimentos emotivos, raiva, dor, prazer. A vontade, que obedece às manifestações intelectuais e sensíveis da alma.
3. as faculdades do espírito: fé e consciência. A fé nos aproxima da divindade e expressa nossa inata religiosidade. A consciência, a lei moral que aprova ou desaprova nossos atos e que independe da nossa vontade e de nossos sentimentos.