• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: daiavicente
  • Perguntado 7 anos atrás

MEDICINA NO TRABALHO.

ESTUDO DE CASO
Você foi contratado como técnico em segurança do trabalho em uma empresa de grande porte, que apresenta grau de risco 3, cujo principal risco ocupacional é o ruído. De acordo com o PPRA, em vários setores da área fabril, o nível de pressão sonora encontra-se acima de 85 dB(A). O PCMSO determina que os exames audiométricos sejam realizados de 6 em 6 meses, como forma de monitoramento dos empregados que apresentem audição normal e perdas auditivas. O perfil epidemiológico retrata que 60% dos empregados apresentam perda auditiva induzida pelo ruído (PAIRO). PERGUNTAS DO ESTUDO DE CASO:
1- Qual o programa de prevenção que esta empresa deve implementar?
2- Quais as ações de caráter preventivo que você desenvolveria, como técnico em segurança do trabalho, juntamente com os profissionais da medicina do trabalho, para a redução deste índice de 60% de empregados com PAIRO?

Respostas

respondido por: thaynnaba
25

Olá!

no caso em questão podemos afirmar que a empresa deverá ter um programa volta exclusivamente para a prevenção e controle de ruídos.

nesse sentido primeiramente é necessário traçar m planejamento, verificando quais são os locais da empresa que mais possuem ruídos, oferecer material adequado aos trabalhadores, fazer o monitoramento constante tanto dos ruídos do local como testes audiométricos no trabalhadores.

além disso é importante orientar e capacitar os trabalhadores para trabalhar com ruídos e prevenir ao máximo perdas auditivas e formas corretas de utilizar os equipamentos de segurança.

espero ter ajudado!

Perguntas similares