Respostas
Avena sativa
Classificação científica:
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Superdivisão: Spermatophyta
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Subclasse: Commelinidae
Ordem: Poales
Família: Poaceae
Subfamília: Pooideae
Tribo: Aveneae
Género: Avena
Espécie: A. sativa
A aveia-comum (Avena sativa) é uma espécie botânica pertencente à família das poáceas, também é conhecida como aveia-branca. A aveia é cultivada com vários propósitos: para pastagens, forragens, grãos, sendo que a produção mundial é distribuída da seguinte maneira: aproximadamente 78% para alimentação animal, 18% para alimentação humana e os 4% restantes para uso industrial, sementes e exportação.
Esta planta tem um caule de 50-100 cm de altura e as folhas são alternadas, lanceoladas e planas. Tem uma panícula com espigas de 2 cm de largura. O fruto é o cereal utilizado em todo o mundo como alimento.
O antepassado selvagem da aveia-comum (Avena sativa) e da aveia forrageira amarela (Avena byzantina) é a aveia selvagem hexaplóide Avena sterilis. Análises genéticas mostram as formas ancestrais de Avena sterilis cresceu no Crescente Fértil do Oriente Médio. Aveias domesticadas aparecem relativamente tarde, e longe do Oriente Próximo, na Idade do Bronze na Europa.
Os cereais, como aveia e centeio, são geralmente considerados uma cultura secundária, isto é, derivado de uma erva daninha dos cereais primários tais como trigo e cevada domesticados. Como estes cereais espalharam, ao oeste, para áreas mais úmidas e frias, o que pode ter favorecido a componente de plantas daninhas de aveia, levando a sua domesticação eventual.
Aveias domesticadas aparecem relativamente tarde, e longe do Oriente Próximo, na Idade do Bronze na Europa. Os cereais, como aveia e centeio, são geralmente considerados uma cultura secundária, isto é, derivado de uma erva daninha dos cereais primários tais como trigo e cevada domesticados.