Quanto à evolução histórica da família brasileira pode-se observar que alguns institutos correspondentes ao direito de família brasileiro também sofreram modificações, dentre eles o próprio instituto da adoção, sendo que algumas dessas mudanças ocorreram com a entrada em vigor da Constituição Federal de 1988 e, posteriormente, com o Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990, quando trouxeram uma nova interpretação ao que seria considerada a família brasileira, dando prioridade ao bem estar e reconhecendo as famílias formadas por afetividade. Quanto à adoção, observe as assertivas: I. No início da Idade Média a igreja determinava que os filhos consanguíneos e os filhos adotivos eram merecedores do nome de família em igualdade de condições. II. O primeiro ordenamento codificado acerca do instituto da adoção, datado de 1700 a.C., é o Código de Hamurabi, onde além do nome lhe era ensinada a profissão do pai adotivo. III. As primeiras formas de adoção atendiam os interesses do adotante e de seus parentes consanguíneos. É correto o que se afirma em:
Respostas
Fonte da questão: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=16929&revista_caderno=14
I. Está errada, pois: "com o início da Idade Média, a adoção caiu em desuso em virtude da grande influência exercida pela igreja católica na sociedade, pregando que apenas os filhos de sangue deveriam ser considerados legítimos e merecedores do nome de família."
II. Está certa. O primeiro ordenamento codificado acerca do instituto da adoção, datado de 1700 a.C., é o Código de Hamurabi, onde além do nome lhe era ensinada a profissão do pai adotivo.
III. Está certa. As primeiras formas de adoção atendiam os interesses do adotante e de seus parentes consanguíneos.
c. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.(corrigida pelo AVA)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas - Corrigido no AVA