O conhecimento empírico, também chamado conhecimento popular ou senso comum, é o conhecimento adquirido dos antepassados; é o resultado das experiências vividas na sociedade a que cada qual pertence. Tais experiências, em geral, não tem como objetivo a construção do conhecimento, mas sim a satisfação de uma necessidade. Daí, podermos afirmar que o conhecimento empírico é, de certo modo, fruto do acaso, sendo adquirido por meio de ações aleatórias. Sua origem vem do processo de acostumar-se a uma explicação ou compreensão da realidade, sem que ela seja questionada.
A partir da definição de senso comum, responda:
a. Informe pelo menos um exemplo de conhecimento de senso comum presente na escola e na fala de professores a respeito da educação e da sala de aula.
b. Por que este tipo de conhecimento não pode ser generalizado para explicar a realidade de todas as escolas?
Respostas
respondido por:
0
Questão A: O senso comum tem grande participação na estrutura cotidiana do pensamento humano, para ser mais exato, um bom exemplo pode ser visto quando um professor que sempre chega no horário de aula corretamente se atrasa por cerca de 10 minutos, o senso comum dos alunos irá alertar que o educador não irá a aula, pois em momentos anteriores ele nunca se atrasou.
Questão B: Esse tipo de conhecimento não pode ser generalizado pois ele se baseia na percepção de cada indivíduo, e, além disso, o senso comum não tem profunda relação com o conhecimento científico, que é difundido através de um embasamento teórico comprovado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás