As empresas estão inseridas em um cenário global no qual o intraempreendedor passa a ser o personagem que apresenta características diferenciadas das outras pessoas da empresa. Essas características possibilitam que as empresas desenvolvam produtos e serviços que garantam seu lugar dentre as mais competitivas. Esse “é um sistema revolucionário para acelerar inovações dentro de grandes empresas”, de acordo com o pesquisador Fialho e seus colaboradores (2006, p. 45).
Fonte: FIALHO, F. A. P. et al. Empreendedorismo na era do conhecimento. Florianópolis: Visual Book, 2006. p. 45.
Com base no trecho lido e no que foi estudado, marque com V, as alternativas verdadeiras, e com F, as alternativas falsas, sobre o papel do intraempreendedor.
( ) É polivalente.
( ) Não precisa de patrocinadores.
( ) É acomodado.
( ) É veloz.
Respostas
Oi, amigo(a)!
Abaixo, segue o julgamento de cada assertiva apresentada.
( ) É polivalente.
CORRETO. O intraempreendedor é o colaborador que empreende na organização em que trabalha. Nesta lógica, ele se preocupa em ajudar outros colegas de trabalho, mesmo que em funções diferentes das suas.
( ) Não precisa de patrocinadores.
ERRADO. Ele precisa de patrocinadores, principalmente para dar liberdade de atuação. Nesta lógica, o patrocinador de um intraempreendedor pode ser o próprio líder da organização.
( ) É acomodado.
ERRADO. O comodismo não combina com o intraempreendedor, uma vez que ele deseja construir uma carreira de sucesso.
( ) É veloz.
CORRETO. Para que as tarefas sejam executadas no tempo certo (eficiência) e a organização possa atingir os resultados esperados.
Espero ter contribuído.