90 PONTOS - SÓ RESPONDA SE FOR RESPONDER TUDO. ESTOU DANDO PONTOS ALTOS.
1) Cite as principais características do governo provisório de Getúlio Vargas.
2) Descreva quais foram os principais avanços obtidos com a Constituição de 1937.
3) Descreva Quais foram as principais características políticas do período constitucional de Getúlio Vargas.
4) identifique o que era e quais eram os objetivos do chamado plano Cohen em 1937.
5) Descreva quais foram os principais avanços obtidos pela classe trabalhista com a consolidação das leis de trabalho (CLT).
6) explique o que era o "DIP" e os seus objetivos.
7) Identifique as principais realizações de Vargas durante o estado novo.
8) Explique como o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial.
Respostas
1-As principais características do Governo Provisório são:
Vargas nomeou interventores para cada estado, substituindo-se assim os governadores. Os interventores eram parceiros políticos de Vargas e nomeavam os prefeitos das cidades.
Vargas acaba com a constituição brasileira e com o Congresso (dessa forma, Getúlio elimina sua oposição política).
Ocorreu a Revolução Constitucionalista de 1932 onde paulistanos lutavam contra o governo reivindicando a elaboração de uma nova constituição e um novo interventor que agradasse o povo de São Paulo.
Leis trabalhistas foram implantadas para influenciar o povo a trabalhar.
4-Plano Cohen: Uma fraude para manter Vargas no governo. No dia 30 de setembro de 1937, o chefe do Estado-Maior do Exército brasileiro, general Góes Monteiro, anunciou, no programa radiofônico Hora do Brasil, a descoberta de um plano cujo objetivo era a derrubada do presidente Getúlio Vargas.
5-É consenso geral entre juristas e magistrados que os direitos trabalhistas servem para equilibrar as posições entre os sujeitos das relações de trabalho. Volta e meia, escutamos legisladores e outros dizendo que essas leis devem se adequar ao tempo que vivemos, visto que a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) é antiga – de 1943 – e talvez não leve em consideração todas as mudanças sociais e econômicas que ocorreram nesse período.
Este post inicia uma trilha de conteúdos sobre a reforma trabalhista, que está em discussão no Congresso Nacional. Começaremos expondo a evolução histórica dos direitos trabalhistas, para que você possa entender como o Brasil chegou à leis trabalhistas que vigoram hoje.
6-DIP: um instrumento de censura e propaganda do Estado Novo. CPDOC. * Com o objetivo de aperfeiçoar e ampliar as atividades do Departamento Nacional de Propaganda, Vargas criou, em dezembro de 1939, o Departamento de Imprensa e Propaganda, extinguindo, através do mesmo decreto, o DNP.
7-dotou uma política de valorização do café, através da compra e queima dos excedentes do produto. Para colocar em prática tal política, criou o Conselho Nacional do Café (CNC) em 1931.
- Em 1931, criou o Departamento de Correios e Telégrafos.
- Em março de 1932, instituiu a Carteira de Trabalho.
- Instituiu o Código Eleitoral em 1933. Este estabeleceu o voto secreto, o voto feminino e a justiça eleitoral no país.
- Em junho de 1933, criou o Instituto do Açúcar e do Álcool.
- Convocou eleições para a Assembleia Constituinte para a elaboração de uma nova Constituição (promulgada em 1934).
- Apoiou e defendeu as medidas que garantiram os direitos trabalhistas na Constituição de 1934.
- No começo de 1934, criou o Código Florestal.
8-O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. ... "O apoio do Brasil foi disputado na Segunda Guerra. De forma um pouco velada por parte dos países do eixo (Alemanha, Itália e Japão) e de maneira clara pelos aliados, especialmente os norte-americanos, além da Inglaterra e da França", afirma.
1-As principais características do Governo Provisório são:Vargas nomeou interventores para cada estado, substituindo-se assim os governadores. Os interventores eram parceiros políticos de Vargas e nomeavam os prefeitos das cidades.
Vargas acaba com a constituição brasileira e com o Congresso (dessa forma, Getúlio elimina sua oposição política). Ocorreu a Revolução Constitucionalista de 1932 onde paulistanos lutavam contra o governo reivindicando a elaboração de uma nova constituição e um novo interventor que agradasse o povo de São Paulo.
Leis trabalhistas foram implantadas para influenciar o povo a trabalhar. 4-Plano Cohen: Uma fraude para manter Vargas no governo. No dia 30 de setembro de 1937, o chefe do Estado-Maior do Exército brasileiro, general Góes Monteiro, anunciou, no programa radiofônico Hora do Brasil, a descoberta de um plano cujo objetivo era a derrubada do presidente Getúlio Vargas.5-É consenso geral entre juristas e magistrados que os direitos trabalhistas servem para equilibrar as posições entre os sujeitos das relações de trabalho. Volta e meia, escutamos legisladores e outros dizendo que essas leis devem se adequar ao tempo que vivemos, visto que a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) é antiga – de 1943 – e talvez não leve em consideração todas as mudanças sociais e econômicas que ocorreram nesse período.
Este post inicia uma trilha de conteúdos sobre a reforma trabalhista, que está em discussão no Congresso Nacional. Começaremos expondo a evolução histórica dos direitos trabalhistas, para que você possa entender como o Brasil chegou à leis trabalhistas que vigoram hoje.6-DIP: um instrumento de censura e propaganda do Estado Novo. CPDOC. * Com o objetivo de aperfeiçoar e ampliar as atividades do Departamento Nacional de Propaganda, Vargas criou, em dezembro de 1939, o Departamento de Imprensa e Propaganda, extinguindo, através do mesmo decreto, o DNP.7-dotou uma política de valorização do café, através da compra e queima dos excedentes do produto. Para colocar em prática tal política, criou o Conselho Nacional do Café (CNC) em 1931.
- Em 1931, criou o Departamento de Correios e Telégrafos.
- Em março de 1932, instituiu a Carteira de Trabalho.
- Instituiu o Código Eleitoral em 1933. Este estabeleceu o voto secreto, o voto feminino e a justiça eleitoral no país.
- Em junho de 1933, criou o Instituto do Açúcar e do Álcool.
- Convocou eleições para a Assembleia Constituinte para a elaboração de uma nova Constituição (promulgada em 1934).
- Apoiou e defendeu as medidas que garantiram os direitos trabalhistas na Constituição de 1934.
- No começo de 1934, criou o Código Florestal.8-O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. ... "O apoio do Brasil foi disputado na Segunda Guerra. De forma um pouco velada por parte dos países do eixo (Alemanha, Itália e Japão) e de maneira clara pelos aliados, especialmente os norte-americanos, além da Inglaterra e da França", afirma.
espero ter ajudado °_°