Diferencie Linguagem, língua e fala, relacionando esses elementos às diferentes gramática da nossa linguagem
Respostas
Linguagem
Podemos conceituar como linguagem uma capacidade restrita aos seres humanos de expressar sentimentos, sensações, transmitir informações, opiniões ou mesmo expressar desejos, proporcionando a troca de dados entre pessoas de diferentes tradições e localidades.
A linguagem em si define-se em dois tipos: a linguagem verbal, que se caracteriza de forma oral ou escrita, com a utilização de códigos que servem para facilitar a comunicação entre os homens; e a linguagem não verbal, que se define por símbolos ou sinais em forma de desenhos e figuras que servem como ponte para a comunicação sem o uso de palavras.
Neste caso, temos os usos da linguagem escrita e linguagem de símbolos, ambas comuns ao nosso convívio e cotidiano, por isso é possível que reconheçamos informações através de placas de trânsito, por exemplo.
Língua
A língua, por sua vez, consiste num conjunto específico de códigos e palavras diversas, usados sob regras e leis de combinação que, na verdade, é o que permite que a mensagem seja passada de maneira compreensível. É muito provável que a mensagem não seja compreendida totalmente caso seja passada de forma incomum às regras previamente estabelecidas. É como escrever uma frase onde as palavras estão fora de ordem e esperar que a outra pessoa entenda exatamente o que se quis dizer. Podemos citar como exemplo básico de língua os diversos tipos de línguas faladas ao redor do mundo, como a língua portuguesa, língua inglesa, russa, chinesa e assim por diante.
Fala
Já a fala é individual, sendo a forma como um indivíduo se comunica de maneira oral, fazendo uso da linguagem verbal. É bastante comum que ela seja afetada por costumes locais, vícios de linguagem relacionados ao ambiente que a pessoa frequenta e as pessoas ao seu redor, ao tipo de linguagem que estas usam para se comunicar. Nossa fala passa por um processo de construção ao longo da nossa vida e nela colocamos aspectos do nosso pessoal e de nossas experiências, por isso, a fala pode distinguir-se bruscamente de um indivíduo a outro.