Infelizmente no Brasil ainda não temos a nossa disposição montagens regulares e sistemáticas do teatro grego que poderiam sem dúvida abrir novas possibilidades de encontro com o trágico assim como era percebido pelos gregos. Mas, apesar dessas poucas montagens esparsas, o que vemos em cena ainda está muito distante do fenômeno trágico como era experimentado em Atenas [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIQUÉ, Jorge Ferro. A tragédia grega e seu contexto. Revista Letras, Curitiba, n. 49, p. 201-219, 1998, p. 202. Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Literatura, teatro e gênero cômico na Atenas Clássica sobre o teatro grego, é correto afirmar que:
A marcou a ruptura com as narrativas míticas que eram a grande base enunciativa das epopeias, encontrando nos sofistas os seus maiores representantes.
B
consolidou-se a partir de nomes como os de Heródoto e Safo, dramaturgos que ressignificaram as narrativas míticas a partir do destaque para o cidadão grego.
C
encontrou o seu apogeu com a figura de Eurípides, dramaturgo responsável pela famosa trilogia Oresteia, formada pelas obras Agamêmnon, Coéferas e Eumênides.
D
representado pelos gêneros trágico e cômico, a dimensão do teatro grego perpassou o tempo, influenciando o teatro romano, medieval e moderno.
E
foi criado cerca de duzentos anos antes da lírica grega, entre os séculos VIII e VI a. C, apresentando com uma de suas prerrogativas o uso da lira ou da cítara para acompanhar as suas encenações.
Respostas
Olá,
A - FALSO. Embora origem da comédia grega seja a mesma da tragédia: as festividades religiosas, a comédia teve seu início aproximadamente 50 anos depois. Enquanto na tragédia os personagens principais eram deuses ou heróis míticos e seu final trágico e triste, na comédia os personagens eram homens comuns e tinham a intenção de despertar na plateia a dúvida e a reflexão sobre diversos aspectos da polis e da sociedade grega. Seus autores apresentavam clara crítica aos sofistas.
B. FALSO. Safo foi uma poetisa e pouco restaram de seus escritos e Heródoto geógrafo e historiador grego.
C. FALSO. Eurípedes é considerado um dos grandes poetas trágicos gregos. Representam a comédia grega Aristófanes, com suas sátiras políticas e sociais, Antífanes e Menandro.
D. VERDADEIRO. Mesmo considerando-se diferenças históricas e temporais, algumas influências do teatro grego ainda podem ser encontradas: caráter popular, espaço cênico (praças), temas sagrados e profanos, uso de máscaras, personagens alegóricos, união da dança, música e teatro.
E. FALSO. A poesia lírica grega surgiu no período arcaico do século VII a.C.