A trajetória histórica que a Educação Especial percorreu até chegar à perspectiva da Educação Inclusiva foi marcada por práticas sociais segregadoras, poucas pessoas com necessidade educacionais especiais participavam de espaços educativos e escolares. Ao discutir o tema Diversidade humana e seus reflexos na educação, a autora Denise Rodovalho Scussel destaca três períodos que marcaram a trajetória da Educação especial, são eles: normalização, integração e inclusão. Com base nos estudos realizados, estabeleça a relação entre os períodos da normalização e da inclusão, destacando os princípios orientadores desses ideários.
Respostas
respondido por:
28
Olá!
Os períodos de normalização ocorreram durante o inicio da educação mundial, em que os diferentes eram segregados, de forma a não compôr o corpus do ensino regular discente.
Após esta prática ter sido muito refutada, surgiu a normalização, com o modelo integracionista, que exigia que os alunos "diferentes" deveriam se adaptar ao modelo escolar de ensino, o que claramente, não teve êxito.
A partir daí, surge a inclusão, que reforça a perspectiva do aluno, em que a escola se remodifica para atender as necessidades educacionais especiais de cada um.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás