Respostas
As reações de catálise são aquelas que utilizam um catalisador, isto é, uma conteúdo capaz de aumentar a rapidez dessa reação sem imiscuir-se dela, pois é extremadamente regenerado ao final do mecanismo. A reação se executa mais facilmente porque há uma decréscimo da barreira de atividade ou energia de ativação.
A membrana plasmática é quimicamente constituída por lipídios (glicolipídeos, colesterol e os fosfolipídeos) e proteínas. Por isto, é reconhecida por sua constituição lipoproteica. Os fosfolipídios estão repousados em uma camada dupla, a bicamada lipídica. Eles estão conectadas às gorduras e proteínas que compõem as membranas celulares.
Tendo isso em vista, os grupos de fosfato não podem ser anexados a uma determinada parte de uma proteína. Em vez disso, eles geralmente são ligados a um dos três aminoácidos que apresentam grupos hidroxila (-OH) em seus vínculos laterais: serina, treonina e tirosina. A transferência do agremiação fosfato é catalisada por uma enzima chamada quinase, e as células contêm muitas quinases deturpados que fosforilam alvos diferentes. A fosforilação muitas vezes age como um interruptor, mas seus efeitos variam entre as proteínas. Às vezes, a fosforilação deixará uma proteína mais ativa (por menecma, aumentando a catálise ou deixando-a vincular a um parceiro). Em outros casos, a fosforilação pode inativar a proteína ou fazê-la romper-se.
Espero ter ajudado!!