• Matéria: Saúde
  • Autor: anakarolineres
  • Perguntado 8 anos atrás

No dia 05/11/2013 o menino Joaquim Ponte Marques, de apenas 3 anos, despareceu de casa na cidade de Ribeirão Preto. No dia 10 o corpo do menino foi encontrado, os principais suspeitos do crime são o padrasto e a mãe do menino. Mas o que o caso do pequeno Joaquim tem a haver com ciência? O menino era diabético e existe uma forte suspeita que ele tenha sido morto por excesso de insulina. O diabetes mellitus é uma doença que afeta cerca de 12% da população brasileira. Ela se caracteriza por aumento de glicose no sangue (glicemia) e causa várias complicações que podem levar a morte. No Brasil, só em 2010, foram 28 óbitos/100.000 habitantes causados por diabetes. Antes de começarmos a falar da insulina e diabetes precisamos entender como o nosso organismo regula a quantidade de glicose (açúcar) no sangue e porque esse controle é tão importante.
Sobre esse caso, analise as afirmativas abaixo:
I. É no pâncreas endócrino, mais exatamente nas células beta das ilhotas pancreáticas, que é produzida e secretada a insulina, hormônio que facilita a entrada de glicose nas células. A produção deficiente desse hormônio leva a um aumento na glicemia (taxa de glicose no sangue), característico do diabetes melito tipo 1.
II. As situações de hipoglicemia são frequentes em pacientes sujeitos a tratamentos antidiabéticos e os seus efeitos fazem-se sentir, sobretudo, ao nível do funcionamento do cérebro, que é incapaz de sintetizar e armazenar o seu combustível primário, a glicose.
III. Os sintomas de hiperglicemia são as cefaleias, diminuição da capacidade de concentração, alterações na fala e alterações do estado de consciência ( desde obnubilação, a confusão e coma).
IV. Para manutenção da glicemia do paciente com diabetes melito tipo 1 é essencial a monitorização glicêmica capilar, que deve ser feita no mínimo quatro vezes ao dia, antes das refeições principais e no horário de dormir.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Alternativa 1: Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
Alternativa 2: Somente as alternativas II e III estão corretas.
Alternativa 3: Somente as alternativas II e IV estão corretas.
Alternativa 4: Somente a alternativa IV está corretas
Alternativa 5: Todas as alternativas estão corretas.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
1

Olá!

I.Correto.O diabetes mellitus tipo I é de ordem genética, em que as células beta das Ilhotas tornam-se incapazes de secretar insulina.

II.Correto. Os tratamentos antidiabéticos (adminstração de insulina sintética), pode levar a quadros de hipoglicemia, se não forem bem regulados.

III.Correto. Todos os sintomas estão dentro do quadro de hiperglicemia.

IV.Correto. Este é o procedimento correto para a manutenção da glicemia em um diabético tipo I.

Resposta, Alternativa 5: Todas as alternativas estão corretas.


Perguntas similares