Respostas
Em outras palavras, sobre o benefício do uso do espaço entre os nossos direitos, somos todos cidadãos? Infelizmente, nem todos. Existem muitos indivíduos que legalmente possuem cidadania, mas que não dispõem de condições sociais, estruturais e materiais para exercê-la.
Existem muitos autores no âmbito da Filosofia e das Ciências Sociais, como Henri Lefebvre, Theodor Adorno e muitos outros, que se portam de maneira crítica sob a pretensa ideia de que todos os indivíduos são cidadãos. Primeiramente, muitos são excluídos socialmente em função das desigualdades geradas pelo sistema capitalista de produção. Em segundo lugar, ocorre, muitas vezes, a reificação – isto é, a coisificação, a transformação do ser em mercadoria – da figura do cidadão na sociedade contemporânea.
O geógrafo Milton Santos – em sua obra O Espaço Cidadão – afirma que “Em lugar do cidadão formou-se um consumidor, que aceita ser chamado de usuário”, ou seja, o processo de produção e reprodução capitalista transformou o indivíduo em consumidor e as relações de cidadania, em disputas pelo espaço da cidade.
Apesar de todos nós sermos considerados cidadãos, muitos desses não conseguem realizar a prática desses direitos, pelo fato de que não possuem muitas condições sociais, estruturais e materiais para conquistar essa cidadania plena.
A cidadania e o exercício pleno dela
Muitas pessoas são excluídas e marginalizadas da sociedade por não possuírem boas condições e isso faz com que a desigualdade social aumente, assim, as pessoas acabam não exercendo a sua cidadania plena, são impedidas de ter uma vida digna.
Leia mais sobre a desigualdade social e a cidadania em: https://brainly.com.br/tarefa/8965901