• Matéria: Psicologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Marcos tem 15 anos e relata sentir ansiedade e um mal-estar generalizado em festas e reuniões sociais. Ele apresenta bom repertório social, tem amigos e frequenta festas e encontros de sua turma, mas não entende a sensação ruim que lhe domina frequentemente nesses ambientes, mesmo que ele esteja curtindo a festa. Investigando a história de vida de Marcos, a terapeuta descobriu que seu pai, que faleceu quando ele tinha 12 anos era alcoolista. Marcos mencionou o fato de forma casual e está resistindo bastante em conversar com a terapeuta sobre esse assunto.

Que hipóteses podem ser levantadas a partir desses dados para explicar as emoções desagradáveis que Marcos experimenta nas festas?

Respostas

respondido por: nhapetatelie
0

Olá, amigo(a)!

Geralmente, crianças e adolescentes que crescem em famílias disfuncionais apresentam quadros de ansiedade e stress pós-traumático, caracterizado por sensações de insegurança, medo, desajuste, desaprovação e baixa auto estima.

O alcoolismo parental é causa de diversos distúrbios em crianças e adolescentes, uma vez que gera uma cadeia de traumas, codependência e vivências negativadas. O adolescente em questão possivelmente se fecha para a conversa no atendimento psicológico uma vez que tais lembranças e gestalts podem estar lhe causando desconforto e mal estar.

Espero ter ajudado!

Boa sorte!

Perguntas similares