• Matéria: Administração
  • Autor: ricardomachado11
  • Perguntado 8 anos atrás

As políticas públicas constituem-se como materializações dos direitos sociais previstos no texto constitucional brasileiro e se realizam por meio de programas, projetos e ações na esfera pública. Nesse sentido, o desenvolvimento das políticas públicas tem como etapa relevante a avaliação de seu funcionamento. GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, governo e políticas públicas. Maringá/PR: UniCesumar, 2018. Em se tratando da etapa de avaliação de políticas públicas, analise as afirmações a seguir: I. Há três usos para os relatórios de avaliação de políticas públicas, quais sejam: instrumental, conceitual e esclarecimento. II. Com relação ao timing, uma avaliação pode ser realizada antes, ao longo ou após a implementação de uma política pública. III. O vínculo existente entre o avaliador e o ente público (Estado) é indiferente, ou seja, não interfere na avaliação de políticas públicas. IV. Os relatórios de avaliação de políticas públicas podem ser utilizados por um público amplo e variado, como agentes do Estado, indivíduos relacionados a entidades sociais, cientistas sociais e a sociedade civil de modo geral, por exemplo. É correto somente o que se afirma em:

Respostas

respondido por: brenoroger
12

Alternativa 5, II,III e IV

SE ALGUÉM DESCORDAR PODE COMENTAR A BAIXO.


apampddu6f: III. O vínculo existente entre o avaliador e o ente público (Estado) é indiferente, ou seja, não interfere na avaliação de políticas públicas é FALSO! Logo não pode ser essa alternativa
apampddu6f: I. Há três usos para os relatórios de avaliação de políticas públicas, quais sejam: instrumental, conceitual e esclarecimento. FALSO Não são apenas 3. São mais
apampddu6f: Com relação à utilização dos relatórios de avaliação de políticas públicas, são diversas as finalidades, desde geral até outras específicas, denominadas instrumental, conceitual, de persuasão e de esclarecimento.
apampddu6f: Resposta: II e IV CORRETAS
ARYEVYLO: Com relação à utilização dos relatórios de avaliação de políticas públicas, são diversas as finalidades, desde geral até outras específicas, denominadas instrumental, conceitual, de persuasão e de esclarecimento. (Pg 122). Sendo assim com existe mais de três usos, o item I "Há três usos para os relatórios de avaliação de políticas públicas, quais sejam: instrumental, conceitual e esclarecimento". esta correto, pois a pergunta não foi "existe somente três usos"
robertinbrazp8xr2a: l,ll e lV parece estar mais correta
respondido por: BiaBomfim
8

Olá,


Vamos analisar as alternativas:


I. Há três usos para os relatórios de avaliação de políticas públicas, quais sejam: instrumental, conceitual e esclarecimento.

Esta alternativa é FALSA, já que faltou a citar o uso de Persuasão.


II. Com relação ao timing, uma avaliação pode ser realizada antes, ao longo ou após a implementação de uma política pública.

Esta alternativa é VERDADEIRA, já que a avaliação pode ser realizada durante os processos citados.


III. O vínculo existente entre o avaliador e o ente público (Estado) é indiferente, ou seja, não interfere na avaliação de políticas públicas.

Esta alternativa é VERDADEIRA, já que o avaliador deve ser neutro.


IV. Os relatórios de avaliação de políticas públicas podem ser utilizados por um público amplo e variado, como agentes do Estado, indivíduos relacionados a entidades sociais, cientistas sociais e a sociedade civil de modo geral, por exemplo.

Esta alternativa é VERDADEIRA, já que estes agentes podem visualizar os relatórios das avaliações de políticas públicas.


Concordo com as alternativas II, III e  IV.

Perguntas similares