Respostas
A vida da borboleta passa por um ciclo que é dividido em quatro fases: o ovo, a larva, a pupa (também chamada de crisálida) e a adulta. Este ciclo ocorre devido ao processo de metamorfose. Veja como ele se dá:
Primeiro a borboleta fêmea coloca seus ovos nas folhas de uma planta, estas folhas geralmente são utilizadas depois como alimento desse inseto quando ele nascer. Os ovos demoram em média de 5 a 15 dias para eclodir e liberar as larvas, que são mais conhecidas como lagartas.
Essas lagartas possuem um corpo comprido e em forma cilíndrica, sua cor é variada, e algumas delas possuem pelos que podem causar alergia ou queimaduras caso alguém tenha contato. Enquanto lagartas, elas se alimentam bastante, comendo folhas e é dessas folhas que tiram seus nutrientes e água necessários para a sobrevivência. Ela permanece nesta forma de 1 a 8 meses, e neste período ocorrem diversas mudanças de pele, normalmente de 5 a 8 vezes.
Após esse período, a lagarta prende-se pela parte de trás de seu corpo através de fios de seda e inicia-se a formação da crisálida, nesta fase ela não se alimenta, sobrevive apenas das reservas nutritivas de quando ainda era lagarta. Essa fase dura de uma a três semanas.
Quando a borboleta está completamente formada, a crisálida se abre e a borboleta sai de dentro dela. A borboleta adulta, é chamada de imago e nessa última fase ela já pode voar e se reproduzir, alimenta-se de substâncias na forma líquida, como néctar de flores e frutos que estão em decomposição. Nesta fase ela sobrvive de 5 dias a 1 ano.