O modelo de industrialização implantado na Coréia do Sul e Taiwan, conhecidos mundialmente como Tigres Asiáticos, foi direcionado para o mercado externo, criando as chamadas plataformas de exportação. Na América Latina o modelo foi diferente. Comente, de forma sucinta, o modelo de industrialização implantado em alguns países da América Latina, como Argentina, Brasil e México.
Respostas
A industrialização da América Latina teve um caráter tardio, pois aconteceu quase 100 anos após a industrialização da Europa e dos EUA.
A primeira "fase" da industrialização em países como Brasil, Argentina e México foi fraca, voltada para a criação de bens de consumo não duráveis, como sabão, artigos de lã e couro, alimentos, etc.
Num segundo momento, em meados do século passado, como os EUA viveram uma forte crise e as guerras mundiais fizeram com que os grandes paises cortassem suas exportações, a América Latina experimentou um avanço na industrialização, fabricando seus próprios produtos para consumo interno.
Resposta:
O modelo de industrialização adotado pelo Brasil, México e Argentina atendeu, sobretudo, ao mercado interno. Conhecido como substitutivo das importações, esse modelo muitas vezes resultou em saldos comerciais negativos. Além disso, os baixos investimentos em educação mantiveram esses países dependentes da tecnologia dos países mais desenvolvidos.
Explicação: Plurall