• Matéria: Português
  • Autor: yasmimmonic
  • Perguntado 7 anos atrás

resenha do filme memórias póstumas de Brás Cubas!?

Respostas

respondido por: dudaeduardagarcia09
29

O filme Memórias Póstumas de Brás Cubas expressa uma adaptação cinematográfica da obra de Machado de Assis que narra as experiências de um menino abastado da elite brasileira do século XIX. A narração é exposta em primeira pessoa pelo próprio protagonista, um morto que resolveu escrever suas memórias, visto como defunto-autor. No entanto, o enredo não segue uma ordem temporal linear, pois o autor inicia o contexto histórico relatando cautelosamente sobre a sua própria morte, no qual deveria começar por sua infância já que está falando de sua vida, seguindo uma ordem cronológica para melhor ser o esclarecimento ao público leitor. Convém ressaltar que ele conta as memórias da forma como melhor lhe convém e momentaneamente o mesmo interrompe a leitura para falar dos fatos da sociedade da época, fazendo denúncias e críticas, pois não há mais o que perder e temer diante dela. Expõe muitos problemas de nossa sociedade que existem até hoje, trazendo entre as linhas e entrelinhas o humor e a ambiguidade, atraindo o leitor a se envolver.

        Brás Cubas era um jovem rico que gastava muito com as mulheres e em certo dia conhece uma jovem belíssima chamada Marcela, prostituta de luxo, pela qual se apaixona e mantem um romance, dava-lhe joias e dinheiro.

        Mas seu pai tomando conhecimento dos gastos do filho com a prostituta manda-o para a Europa em busca de estudos. Em Coimbra, Brás segue o curso jurídico e bacharela-se, depois volta ao Rio de Janeiro às pressas por pedido do pai, pois sua mãe se encontra em um estado muito delicado e infelizmente ela vem ao óbito. E Brás vendo que Marcela tinha outro companheiro ironiza ao dizer: “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de reis”, então ao ler isso podemos perceber que tamanha crítica ele faz em referência às mulheres que vivem dessa profissão. O jovem conhece Eugênia e mantem um breve relacionamento, mas seu pai queria na verdade é que ele casar-se e tornar-se deputado.

       No decorrer do tempo Brás Cubas conhece Virgília, filha do Conselheiro Dutra, pela qual se apaixona, pois esse relacionamento seria um sonho para o pai de Brás, porém, o casamento não vem ao êxito. Brás fica muito magoado e pra completar nesse mesmo período o pai morre. Virgília, por sua vez, casa-se com Lobo Neves, sendo ele eleito Deputado e por parte de Virgília restam apenas interesses, contudo ama Brás que mantem um romance às escondidas.

    Brás Cubas reencontra o amigo de infância Quincas Borba que tinha se tornado mendigo de rua e o tal amigo rouba o seu relógio.

    Lobo Neves recebe um convite para ser presidente de uma província em outra localidade e Brás vendo que tudo entre ele e Virgília estava acabado tem uma surpresa em ser convidado por Neves a fazer parte dessa jornada. No entanto, Lobo Neves recebe uma carta anônima, na qual contava a traição da esposa com o amigo e ele abalado desiste de levar Brás e viaja com a esposa.

       Com alguns tempos depois Brás ingressa na carreira de politico se tornando Deputado e em uma reunião na assembleia vem a encontrar-se com Lobo Neves e Virgília que não tinha mais a mesma aparência de antes e não o atrai mais, e assim por desinteresse chega ao fim o amor entre os dois.

       Quincas Borba reencontra Brás e devolve o relógio que tinha roubado, pois se tornou rico devido à herança do tio em Barbacena e virara filósofo. Lobo Neves vem a falecer e logo com algum tempo Quincas também que havia enlouquecido completamente.

      Brás Cubas finaliza a história ressaltando: “não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”. No último capítulo é visível a negatividade e finaliza sem nenhuma conclusão, deixando o leitor tirar as suas próprias conclusões.

      A meu ver a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas é a obra mais importante de Machado de Assis, pois nela são abordados vários fatores de nossa sociedade contemporânea, bem como, o adultério, a prostituição, a ambição, a traição e entre outros fatores que são camuflados. Todavia, algo que me causou indagações foi o final do enredo que não teve sentido algum, provocando ao leitor a busca de ideias e imaginação de qual seria o final da história.

espero ajudar :D


respondido por: martinkoliveira
4

O filme "Memórias Póstumas de Brás Cubas" se caracteriza como uma adaptação da obra escrita por Machado de Assis, cuja narra a vivência de um garoto rico que fazia parte da elite do Brasil no século XIX.

Narração do filme

O narrador da história é também o personagem protagonista, sendo ele quem escreve as suas próprias memórias. A narração se dá em primeira pessoa, mas não há ordem cronológica.

O narrador, que já é morto, conta sobre a sua morte, além de pessoas que passaram por sua vida, como Quincas Borba. Além disso, ele fala sobre seus amores, sobre sua formação acadêmica em Portugal, etc.

Veja mais sobre "Memórias Póstumas de Brás Cubas":

https://brainly.com.br/tarefa/33224296

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares