Respostas
A Reforma Católica, também chamada de Contrarreforma, foi um movimento católico que ocorreu + - em 1545 com o Concílio de Trento.
A reativação da Inquisição e o fortalecimento da Companhia de Jesus caracterizam esse acontecimento histórico.
Para alcançar êxito no propósito dessa reforma católica, um dos meios foi reativar o Tribunal do Santo Ofício, mais conhecido como a Inquisição, criada no século XII. Esse tribunal julgava os considerados hereges, muitos deles filósofos e cientistas.
Dentre as ferramentas usadas contra as práticas contrárias ao dogma católico estão:
- a condenação de tortura e morte na fogueira aos considerados culpados;
- a criação do Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos).
O Índex, que consistia numa lista de livros proibidos considerados imorais pela Igreja, eram queimados e seus criadores perseguidos.
A reação da Igreja Católica ao avanço da reforma protestante deu-se, ainda, através da Companhia de Jesus, criada em 1534 por Inácio de Loyola.
Chamados de jesuítas, seus membros ficaram também conhecidos como “soldados de Cristo” e, por meio, do ensino e da catequese, divulgavam a fé católica.
Igualmente, reafirmou certos dogmas que foram rechaçados por Martinho Lutero como a presença real de Cristo na Eucaristia e a veneração aos santos, entre outros. Desta forma, a contrarreforma, foi uma resposta à Reforma Protestante iniciada em 1517.